[sam_zone id=1]

Rodrigo Santoro – Do Brasil para os mundos de Westworld

174 0

O ator brasileiro Rodrigo Santoro tem marcado gerações de brasileiros com seu leque de atuações emocionantes ao longo dos seus 45 anos de vida. Sua trajetória na televisão e cinema brasileiro e, posteriormente, internacional, veio repleta de indicações a prêmios, e seu leque de atuações é bem extenso e diverso, contando com trabalhos memoráveis.

Rodrigo Santoro

Enquanto crianças e adolescentes dos anos 90 e 2000 vão lembrar de Rodrigo Santoro em novelas globais ou em filmes marcantes como Bicho de Sete Cabeças, Abril Despedaçado e Carandiru, outras gerações o reconhecerão por sua atuação na série Westworld.

O início da carreira de Santoro

Nascido em 22 de agosto de 1975 como Rodrigo Junqueira dos Reis Santoro, o ator chegou a estudar jornalismo na PUC-RJ antes de se firmar na carreira de ator.

Mesmo recusado para um papel na série Sex Appeal, Santoro não destistiu e, pouco tempo depois, conquistou sua primeira ponta na TV.

O primeiro papel televisivo que conseguiu foi uma pequena participação na novela Olho no Olho, de 1994. Em seguida, conseguiu um lugar no elenco de Pátria Minha, conquistando seu primeiro papel de notoriedade no ano seguinte, como Serginho, na novela Explode Coração.

Rodrigo Santoro

Em 1997 foi o protagonista da novela O Amor Está no Ar e, em 1998, deu vida ao Frei Malthus, na polêmica minissérie Hilda Furacão.

Seu personagem se apaixona pela garota de programa que dá nome à série e há inúmeras cenas picantes entre Rodrigo Santoro e Ana Paula Arósio ao longo da trama.

Santoro nas telinhas

Já reconhecido e amado pelo grande público – especialmente o feminino – Rodrigo se tornou uma figurinha fácil nas novelas globais.

A lista é extensa e conta geralmente com dois elementos comuns em algumas das narrativas: o envolvimento com uma mulher mais velha e um triângulo amoroso.

Tanto em Explode Coração quanto em Suave Veneno, o personagem interpretado por Rodrigo se envolve com mãe e filha. 

Rodrigo Santoro e Sandy

Em seguida, em 2001, contracenou com Sandy na novela Estrela Guia, e foi também neste ano que atuou em dois filmes que impulsionaram sua carreira cinematográfica.

Em 2003 atuou na novela Mulheres Apaixonadas (e nós sabemos que você lembra daquela cena dele apoiado no batente da porta) e, em 2005, participou das duas temporadas da minissérie Hoje é Dia de Maria; já começando a fugir um pouco do perfil de galã.

Novelas com Rodrigo Santoro

Embora já faça um bom tempo que o ator não aparece em novos papéis por aqui, entre suas personagens são muitas as que se destacam estre as séries e novelas com Rodrigo Santoro.

Rodrigo Santoro

  • Olho no Olho (1993)
  • Pátria Minha (1994)
  • Explode Coração (1995)
  • O Amor Está no Ar (1997)
  • Hilda Furacão (1998)
  • Suave Veneno (1999)
  • Estrela Guia (2001)
  • Mulheres Apaixonadas (2003)
  • Hoje é Dia de Maria (2005)
  • Velho Chico (2006)

Além das novelas, Santoro também ganhou destaque em pequenos ou grandes papéis de diferentes séries da TV Globo, incluindo Sai de Baixo, Comédia da Vida PrivadaOs Normais, por exemplo.

Depois de focar em sua carreira internacional por muitos anos, Rodrigo retornou à TV brasileira em 2009, na minissérie Som & Fúria. Também participou de um episódio de As Brasileiras em 2012 e de Velho Chico em 2016. 

Filmes com Rodrigo Santoro

Enquanto alcançava notoriedade na televisão, Rodrigo Santoro não deixou de explorar as lentes do cinema.

Rodrigo Santoro em Bicho de 7 Cabeças

Seu primeiro papel foi em 1996, pouco tempo depois que estreou na TV, em Depois do Escuro. Em 1998, atuou em Como Ser Solteiro e, em 1999, foi D’Artagnan em O Trapalhão e a Luz Azul.

Mas somente em 2001 conseguiu a notoriedade que buscava, com os filmes Abril Despedaçado e Bicho de 7 cabeças, pelo qual recebeu inúmeros prêmios como Melhor Ator (mais que merecidamente, vale dizer!).

Confira onde mais podemos encontrar (e admirar) Rodrigo Santoro no cinema:

  • Bicho de Sete Cabeças (2001)
  • Abril Despedaçado (2001)
  • Carandiru (2003)
  • Charlie’s Angels: Full Throttle (2003)
  • Simplesmente Amor (2003)
  • 300 (2006)
  • Che (2008)
  • O Golpista do Ano (2009)
  • O que Esperar Quando Você Está Esperando (2012)
  • Ben Hur (2016)
  • Un Traductor (2018)
  • Turma da Mônica: Laços (2019)

Ao longo dos anos, Santoro contracenou com diferentes e grandes nomes das telonas, incluindo Jennifer Lopez, Drew Barrymore e Jim Carrey, por exemplo.

Cinema brasileiro e dublagem

Embora tenha ganhado notoriedade internacional com suas atuações, Rodrigo Santoro continua envolvido com o cinema e TV nacional.

Ele trabalhou com Selton Mello na comédia Reis e Ratos e na animação de ficção científica Uma História de Amor e Fúria.

Rodrigo Santoro em Carandiru

No entanto, vale citar que Rodrigo Santoro e Selton Mello acabam de lançar mais um trabalho juntos. Dessa vez, os atores contracenam em carne, osso e divã na mais nova temporada da série Sessão de Terapia.

Mas Santoro não apenas atuou em mais de 30 filmes, como também dublou o ratinho Stuart Little no primeiro e segundo filmes. Isso sem contar o cientista Túlio na animação Rio.

Seu último trabalho voltado ao público infantil foi em Turma da Mônica: Laços, no qual passou por uma super transformação para interpretar o personagem Louco.

Rodrigo Santoro internacional

O papel sem falas de Santoro em As Panteras: Detonando, de 2003, apesar de ter sido motivo de chacota entre os brasileiros (que acham que a vida é fácil!), foi suficiente para chamar a atenção de Hollywood.

Rodrigo Santoro em As Panteras: Detonando

Assim, veio mais uma ponta (dessa vez, com muitas falas) no clássico Love, ActuallyBastante focado em sua carreira internacional naquele período, Rodrigo ganhou mais notoriedade no cinema internacional em 2006, com a interpretação do rei Xerxes no filme 300.

Então, para completar, no mesmo ano, Rodrigo consegue o papel de Paulo na terceira temporada da série Lost, atuando em sete episódios.

A série era um dos maiores fenômenos de audiência da época e, assim, garantiu que quem ainda não o conhecia nos EUA passasse a conhecer Rodrigo Santoro em Lost.

Rodrigo Santoro e Jim Carrey

Ainda em 2016, Rodrigo Santoro é escalado para interpretar Hector em Westworld, sendo um personagem recorrente em todas as temporadas da série.

Mais recentemente, pudemos ver Rodrigo na 5a. temporada de Sessão de Terapia, no papel do Dr. Davi Greco.

Rodrigo Santoro e Luana Piovani

Na novela Suave Veneno, de 1999, a personagem com quem Santoro termina a novela foi interpretada por sua então namorada, Luana Piovani.

Mas, na vida real, o caso de amor entre o ator e a atriz nõ teve o mesmo destino. Considerados queridinhos do público e um dos casais mais lindos entre as celebs brasileiras, o casal ficou junto de 1997 até o ano 2000.

Rodrigo Santoro e Luana Piovani

E o término da relação que parecia perfeita não podia ter sido pior. Luana Piovani e Cristiano Rangel foram flagrados aos beijos em um camarote do carnaval daquele ano.

As imagens rodaram o Brasil todo nas capas e nos recheios das revistas de fofoca, e a relação teve um ponto final definitivo logo em seguida.

Vida Pessoal de Rodrigo Santoro

Mesmo com tantos projetos e com uma carreira sempre promissora, Santoro apareceu em diferentes manchetes de fofoca, principalmente em seus primeiros anos de carreira.

Conforme já citado, ele namorou Luana Piovani por três anos, tendo terminado o relacionamento por declarações de traição de ambas as partes (embora somente a dela tenha provas concretas), amplamente noticiados pela mídia, na época.

Rodrigo Santoro e Mel Fronckowiack

Outro relacionamento que a mídia insistiu em seguir, mesmo depois de terem terminado, foi com a modelo Ellen Jabour (sim, aquela que pegou o Pê Lanza um dia!). Rodrigo Santoro e Ellen Jabour namoraram de 2004 à 2008.

Atualmente, Rodrigo Santoro e Mel Fronckowiak são casados. A atriz e escritora teve uma filha com o ator em 2017, batizada de Nina Fronckowiak Santoro.

O casal se conheceu em 2012 e, após um ano mantendo a relação em sigilo, Rodrigo Santoro decidiu tornar público o namoro no lançamento do livro de Mel, em 2013, se juntando a uma multidão de fãs para conseguir uma dedicatória. Achei bem galã de novela, e vocês?

In this article

Join the Conversation