[sam_zone id=1]

Taylor Swift – Miss Americana e sua lista de coração partidos

260 0

Todo mundo conhece Taylor Swift, seja por show com participações especiais, pelos escândalos em premiações ou pela longa lista de ex-namorados. Aos 30 anos, conta com metade da sua vida nos palcos, tendo sido, aos 14 anos, a mais jovem contratada da Sony/ATV Music até então, e assinado aos 15 anos o seu primeiro contrato com uma gravadora.

Taylor Swift

Taylor Swift tem uma longa lista de músicas de sua autoria, muitas delas trazendo detalhes e informações bem pessoais da vida da cantora, como seus relacionamentos e algumas das polêmicas que envolveram seu nome.

Taylor Swift princesa do country

Em sua estreia, com o álbum Taylor Swift, de 2006, a cantora participou da composição de todas as faixas; sozinha ou colaborando com outros compositores. A primeira faixa e single, Tim Mcgraw, foi o início de várias músicas aquele fundinho de verdade; numa época em que o som da cantora ainda tinha foco no country.

Taylor Swift

Quando seu relacionamento com Brandon Borello chegou ao fim por ele estar indo para a faculdade, Swift decidiu escrever uma música para que ele se lembrasse da relação.

O segundo single de Taylor , Teardrops On My Guitar, é uma canção para Drew, um rapaz por quem a cantora derramou lágrimas em seu violão por ser vista apenas como amiga pelo boy.

Picture to Burn é para outro ex-namorado, Jordan Alford (a quem ela chama de redneck, palavra americana que significa algo como caipira), que nunca a deixa dirigir sua pick-up; enquanto Should’ve Said No fala sobre Sam Armstrong, um ex-namorado que a traiu. E estamos só no primeiro álbum.

Taylor Swift e Joe Jonas

Os romances nas músicas de Taylor Swift

No álbum Fearless, a faixa Forever & Always é dedicada para ninguém mais, ninguém menos que Joe Jonas, que terminou seu romance adolescente com a cantora em uma ligação de segundos.

Além da faixa, o romance entre Taylor Swift e Joe Jonas também é abordado em um vídeo no YouTube da própria Swift, contando sobre o evento.

Outras músicas do seu álbum seguinte, Speak Now, também falam sobre o Jonas Brother, incluindo Last Kiss e Better Than Revenge. É na última em que ela faz comentários ácidos sobre a atriz Camilla Belle, por quem Joe haveria terminado o relacionamento.

Taylor Swift e Taylor Lautner

Mas esse não é o único famoso que inspirou algum sucesso do álbum. Em Back to December, Taylor nos mostra um de seus raros pedidos de desculpas, direcionado ao seu xará Taylor Lautner.

Além do romance na vida real, Taylor Swift e Taylor Lautner também formaram um casal no no filme Valentine’s Day. Infelizmente, o astro da saga Crepúsculo não aceitou o pedido de desculpas e Swift seguiu em frente.

Na faixa Enchanted ela conta como foi encantador conhecer Adam Young, do Owl City. O romance infelizmente não vingou, mas Young também fez questão de dizer o quão encantador foi conhecê-la. Assim, gravou uma versão da música de Swift, selando a simpatia entre os dois.

Taylor Swift e John Mayer

Taylor Swift e John Mayer

Dear John deixa bem claro o quão obcecada Taylor esteve por John Mayer e questiona se o cantor não achava ela jovem demais para ser iludida dessa maneira.

Na romântica Ours o tema, mais uma vez, é Mayer. Com isso, surgiu o boato de que a música Paper Doll seria uma resposta de John à Swift. Mas o próprio Mayer desmentiu essa suposição anos depois (convencendo um total de zero pessoas).

O álbum Red marcou o começo da transição de Swift do country para o pop, e trouxe hits como I Knew You Were Trouble, mais uma para a conta de John Mayer.

Os homens de Taylor Swift

Além dos já citados, há rumores de que as músicas We Are Never Ever Getting Back Together, State of Grace, All Too Well e The Moment I Knew teriam sido escritas sobre o ator Jake Gyllenhaal; enquanto Begin Again seria sobre Connor Kennedy (sim, daquela família Kennedy).

Taylor Swift e Jake Gyllenhaal

Numa pausa de romance para uma parceria mais bem-sucedida, a cantora incluiu um bom moço – com quem se relacionou apenas na amizade – no álbum Red, de 2012. Taylor Swift e Ed Sheeran cantam juntos na faixa Everything Has Changed, a primeira de uma série de duos com Sheeran.

No álbum 1989, no entanto, Taylor volta o foco para os affairs mais uma vez. Ela brinca com a imagem de namoradeira na faixa em Blank Space, em que diz ter “uma longa lista de namorados que dirão que sou insana”. E isso sem mencionar o super hit Shake it Off que, sem dúvidas, foi uma das músicas mais chiclete de 2014.

O disco também inclui Style e Out of the Woods para Harry StylesNa época em que o registro do romance entre Taylor Swift e Harry Styles foi lançado o cantor ainda era um integrante do One Direction. Mas isso não impediu que o cantor lhe desse uma “resposta” junto ao grupo, o que foi feito na faixa Perfect.

Reputation de Taylor Swift

O álbum Reputation, além de trazer músicas com um teor mais adulto e sedutor, mostra um lado de Swift pouco explorado até então.

Taylor Swift e Calvin Harris

Embora tenha sido um dos mais longos de sua vida, o relacionamento entre Taylor Swift e Calvin Harris não rendeu muitas músicas. A exceção à regra foi I Did Something Bad

Já na faixa Getaway Car, foi o envolvimento entre Taylor Swift e Tom Hiddleston que ganhou destaque. Além disso, a música deu uma visão melhor da relação entre a cantora e o seu par no Baile do MET de 2016.

Taylor Swift e Joe Alwyn

O atual namorado de Taylor Swift, o ator Joe Alwyn, é o grande campeão de músicas dedicadas desde a era Reputation.

Taylor Swift e Joe Alwyn

Só nesse álbum – lançado em 2017, ano em que começou o namoro – foram oito faixas:

  • Ready for It
  • Don’t Blame Me
  • Delicate
  • So It Goes…
  • Gorgeous
  • King of My Heart
  • Call It What You Want
  • New Year’s Day

Taylor Swift e Kanye West

Para provar que nem tudo é romance, Reputation também traz músicas sem nenhuma relação com o amor. No caso deste álbum, as faixas são geralmente endereçadas a Kanye West, responsável por um episódio que perseguiu Taylor Swift por um bom tempo.

Taylor Swift e Kanye West

Conhecido como a pessoa com mais amor próprio de todos os tempos, o rapper Kanye West invadiu o palco do VMA de 2009 e interrompeu o discurso de Swift. Isso porque, para ele, Beyoncé merecia ganhar o prêmio que ela recebia naquele momento.

O inesquecível “I’ma let you finish, but…” (na tradução “Vou te deixar terminar, mas…”) do bipolar West entrou para os anais na cultura pop; assim como a rixa que se iniciou com o episódio.

Apesar da treta, algum tempo depois, West e Swift se reaproximaram e as coisas pareceram ter ficado bem. Até que Kanye faz mais uma declaração polêmica envolvendo o nome de Taylor – que já havia pedido para ser excluída daquela narrativa.

O clipe do rapper da faixa Famous, do álbum The Life of Pablo, destaca diferentes sósias de famosos nus deitados em uma cama gigante. Dentre eles – é claro – Taylor Swift.

Taylor Swift retratada no clipe da música Famous, de Kanye West

Além disso, Kanye também afirma que ele e Taylor “ainda devem transar” na faixa, já que ele fez “aquela vadia famosa”.

Foi esse segundo evento que desencadeou um repentino sumiço de Taylor nos meses seguintes. Assim, ela retornou à cena com o clipe de Look What You Made Me Do e This is Why you Can’t Have Nice Things; ambas claramente direcionadas à West.

Prêmios de Taylor Swift

A palhaçada protagonizada por Kanye, no entanto, não impediu que Swift levasse para casa aquele e mais muitos outros prêmios; e muitos mais do que West, aliás.

Prêmios de Taylor Swift

Muitos MESMO, incluindo alguns do Guinness World Records, como o de Maiores Ganhos Anuais de Todos os Tempos por uma Estrela Pop Feminina, em 2017.

Entre os principais e mais importantes prêmios levados para casa por Swift ao longo de sua carreira, podemos citar (entre muitos outros):

  • Academy of Country Music Awards
  • American Country Awards
  • American Music Awards
  • Billboard Music Awards
  • BMI Country Awards
  • Brit Awards
  • Country Music Association Awards
  • Grammy Awards
  • iHeartRadio Music Awards
  • MTV Europe Music Awards
  • MTV Video Musc Awards
  • Kids’ Choice Awards
  • People’s Choice Awards
  • Radio Disney Music Awards
  • Teen Choice Awards

Taylor Swift ao receber prêmio

Álbum Lover

O álbum Lover, de 2019, destaca a canção que dá nome ao álbum, assim como London Boy, Cruel Summer, I Think He Knows, Paper Rings, Cornelia Street, False God, Afterglow, ME! e Daylight. Como não poderia deixar de ser, todas inspiradas no namorado Joe Alwyn.

Além disso, o álbum traz outra faixa que alegrou o mundo das fofocas do mundo dos famosos: You Need to Calm Down. Na música, Taylor coloca fim na antiga e conhecida intriga com Katy Perry, de quem foi amiga e rival por algum tempo.

Taylor Swift e Katy Perry

Mais Joe Alwyn, por favor!

Em 2020 – em meio à pandemia da Covid-19 – foi lançado Folklore, onde Taylor Swift explora narrativas menos pessoais.

Ainda assim, há duas músicas que fazem referência ao seu atual relacionamento: The Lakes e Invisible String. Na segunda, a cantora diz que agora envia presentes para os filhos dos meninos que partiram seu coração; fazendo referência à coberta bordada a mão que fez de presente para a filha de Joe Jonas e Sophie Turner.

Taylor Swift e Joe Alwyn

Folklore ainda rendeu um álbum em parceria com a Disney+, chamado Long Pond Studios Sessions. No especial, a cantora se encontra com Jack Antonoff e Aaron Dessner para falar sobre como foi produzir o álbum.

São nessas sessões que Taylor nos conta que a música Exile, na qual faz dueto com Bon Iver, foi escrita em parceria com Joe Alwyn. E a gente entende toda essa paixão, o menino realmente faz tudo!

Taylor Swift

Discografia de Taylor Swift

Nessa altura do campeonato, a discografia de Taylor já contava com os seguintes álbuns:

  • Taylor Swift (2006)
  • Fearless (2008)
  • Speak Now (2010)
  • Speak Now World Tour – Live (2011)
  • Red (2012)
  • 1989 (2014)
  • Reputation (2017)
  • Reputation Stadium Tour Surprise Song Playlist (2018)
  • Lover (2019)
  • Folklore (2020)
  • Folklore: The Long Pond Studio Sessions (from the Disney+ Special) (2020)

Mas no dia do seu aniversário, 13 de dezembro, Swift presenteou seus fãs com um segundo álbum em 2020: Evermore.

Taylor Swift

De acordo com Taylor Swift, quando terminou Folklore, ela sentiu que ainda tinha muitas histórias para contar e que, no segundo álbum, ela caminha além da floresta em que ingressou no primeiro. Agora é aguardar o que a cantora fará depois de vacinada!

Imagens: reprodução Facebook e Instagram Taylor Swift / Elle / InStyle / E! Online / Christopher Polk/Getty Images/AFP / Larry Busacca / Vogue

In this article

Join the Conversation