[sam_zone id=1]

John Mayer – De bad boy em Hollywood à vida pacata em Montana

2374 0

Durante muito tempo o nome de John Mayer era associado a entrevistas polêmicas e namoros conturbados. Sua vida amorosa, comentários racistas, misóginos e o abuso de álcool e drogas chamavam tanta atenção quanto sua paixão e talento na música.

John Mayer

Em seus primeiros anos de carreira solo, John Mayer alcançou sucesso comercial e visibilidade na mídia, fazendo grandes parcerias tanto em composições quanto em apresentações. Recebeu grandes prêmios por suas músicas e foi colunista da revista Esquire, publicando artigos com lições musicais e suas opiniões sobre vários tópicos.

John Mayer racista

Seu reconhecimento crescente e consistente no meio musical o colocou em uma posição confortável para se expressar sem medir as consequências.

Polêmicas de John Mayer

Um de seus momentos mais críticos foi durante uma entrevista para a Playboy, em 2010, em que foi racista e misógino. Além disso, acrescentou a exposição indevida de ex-parceiras – uma longa lista – ao mix; recebendo uma série de críticas.

No mesmo ano da polêmica entrevista, o que ocorreu foi como se o universo mandasse um sinal. Sinal de que era momento de se calar e rever seus conceitos!

John Mayer

John precisou adiar o lançamento de seu álbum devido a granulomas descobertos em suas cordas vocais, colocando-o em repouso vocal absoluto e, principalmente, impedindo-o de consumir álcool.

Mayer precisou passar por uma cirurgia e mais um tempo de descanso vocal, ficando em hiato por quase três anos.

A música de John Mayer

Então, em 2012 seu quinto álbum, Born and Raised, foi lançado e, como esperado, recebeu críticas positivas e uma boa recepção de seus fãs. A sonoridade era outra, assim como as letras e toda a postura pública.

Em entrevistas, fez questão de salientar como a experiência de se recluir e passar tanto tempo sem fala foi transformadora. Assim, reconheceu seus erros e, ao menos publicamente, se mostrou um artista e um homem mais maduro.

Durante o período de hiato, John fez uma viagem com amigos pelo interior dos Estados Unidos e decidiu se distanciar da mídia, se mudando para Montana em uma casa chamada Paradise Valley.

Paradise Valley, de John Mayer

Por isso, este foi o nome do seu sexto álbum, lançado em 2013. As faixas migram de folk para um tipo de country, definido por Mayer como “aberto e ácido”.

Em 2014, John Mayer foi convidado a usar sua habilidade como guitarrista pelo também guitarrista Jason Becker. Isso porque o músico planejava uma ação para divulgar uma campanha de conscientização sobre Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA); doença com a qual Becker convive desde os 16 anos.

Show de John Mayer

A convite dos membros ainda vivos do Grateful Dead, em 2015, John foi convidado à participar de uma turnê celebrando os 50 anos da banda. Assim, Mayer virou integrante do grupo Dead & Company, que segue ativo desde então.

Seu sétimo e mais recente álbum de estúdio, The Search For Everything, lançado em 2017, novamente alcançou altas posições na Billboard.

A música de John Mayer

Em 2018 veio a música New Light com boa repercussão nas paradas mundiais. Os singles I Guess I Just Feel Like e Carry Me Away foram lançados em 2019.

John Mayer e Jennifer Aniston

Após terminar um namoro de anos com a cantora Jessica Simpson, John conheceu a atriz Jennifer Aniston na festa do Oscar de 2008.

John Mayer e Jennifer Aniston

O relacionamento foi curto, de 2008 a 2009. Mas rendeu inúmeras manchetes, já que Aniston tem sido queridinha dos paparazzis desde os anos 1990.

Com o término, ambos afirmaram muito carinho um pelo outro. Por isso, John repetidamente pontua seu arrependimento por não ter sido maduro o suficiente para sustentar um relacionamento com uma mulher oito anos mais velha.

John Mayer e Taylor Swift

Dois grandes compositores que usam da vida pessoal como material para músicas, Mayer e Taylor Swift também foram associados como casal depois da parceria que resultou na música Half of my Heart.

John Mayer e Taylor Swift

Mas as músicas desse encontro não pararam por aí. Na faixa Dear John, Taylor deixa explícito que seu coração foi partido por um homem mais velho chamado John. Além disso, diz que, agora que partiu, ela consegue perceber o quão tóxica era a relação.

Mayer criticou a música dizendo que Swift estava usando seu talento apenas por vingança. Mas especula-se que Paper Doll foi feita em resposta à canção de Swift; embora isso tenha sido desmentido por John um tempo depois.

John Mayer e Taylor Swift

Na ocasião, ele disse que um compositor jamais revela para quem suas músicas foram feitas. Hum… sei.

John Mayer e Katy Perry

Seguindo a lista de namoradas de John Mayer, outro relacionamento que tomou conta das manchetes foi o com Katy Perry, com quem esteve em 2012, dadas as muitas idas e vindas. Isso porque a agenda dos dois dificultava bastante a relação, que terminou no mesmo ano.

John Mayer e Katy Perry

Embora o relacionamento parecesse turbulento, Katy afirmou em entrevistas que John era um grande apoiador dela, como artista e como pessoa. Em 2013 o casal reatou o relacionamento, mas em fevereiro do ano seguinte ele, novamente, o namoro terminou.

Mais uma vez, o romance virou música: Who You Love é de coautoria dos dois e está no álbum Paradise Valley.

Current Mood

A mais nova maneira de John se conectar com os fãs é pelas lives no Instagram, que ele chama de Current Mood (ou “Humor Atual”). Durante elas, John aborda diferentes temas e conta com participações de convidados especiais.

John Mayer gravando Current Mood

Em uma das lives, uma de suas convidadas fez perguntas sobre sua vida sexual. John admitiu que uma garota pediu para ele cantar uma de suas músicas antes do ato. Mas também afirmou que não escuta suas músicas durante o sexo.

Além disso, ele foi questionado sobre quantas mulheres havia dormido, pedindo para piscar caso o número fosse maior que 800, e a resposta do cantor foi encarar a câmera.

John Mayer

A convidada então perguntou se o número era maior que 500, e ele continuou a encarar a câmera, sem piscar, ao que ela respondeu “impressionante”.

Todos os episódios do Current Mood estão disponíveis no IGTV de John. Por isso, se você estiver precisando de umas risadas: se joga!

John Mayer e Shawn Mendes

Calma, dessa vez não vamos falar sobre romance! Nem só de relações amorosas conturbadas vive John.

Ele e Shawn Mendes tem uma amizade bastante sólida e Mayer se mostra um tutor do mais novo ícone do pop. Shawn inclusive participou de uma edição do Current Mood, em novembro de 2019.

John Mayer e Shawn Mendes

Shawn se inspira muito em John Mayer, que tem contribuído bastante para o avanço do garoto como músico e compositor. Mayer apoia muito o jovem cantor e é bem fácil encontrar vídeos dos dois cantando juntos ou performando músicas um do outro.

Imagens: reprodução Facebook/Instagram/Getty Images

In this article

Join the Conversation