[sam_zone id=1]

Jennifer Aniston – A bem-sucedida carreira da eterna Rachel Green

1516 0

Jennifer Aniston despontou para a fama interpretando a Rachel Green, de Friends, e tornou-se um dos maiores nomes de Hollywood

O nome Jennifer Aniston se tornou tão grande no mundo do entretenimento que, mesmo as pessoas que não são fãs de séries ou filmes a conhecem. Namoradinha da América desde os tempos de Friends, ela foi a integrante do elenco que construiu a maior e mais respeitada carreira no cinema durante e após o fim da série.

Jennifer Aniston

Conhecida não só pelos trabalhos na televisão e nas telonas, Jennifer Aniston também virou manchete em muitas ocasiões por causa de sua vida amorosa; especialmente pelas polêmicas envolvendo o seu casamento com Brad Pitt e o fim dele.

Quem é Jennifer Aniston?

Jennifer Joanna Aniston nasceu em 11 de fevereiro de 1969 na cidade de Los Angeles, na Califórnia, nos Estados Unidos, tendo um ator e uma atriz como pais.

Jennifer Aniston

E já pelo local em que nasceu e pela profissão dos pais, é possível começar a entender de onde vêm o look despojado e o amor pela atuação de Jen.

Ainda criança ela se mudou para a cidade de Nova York e, apesar de seu pai ter uma carreira na televisão, na época, ele proibia a filha de assistir programas na telinha; embora ela sempre desse um jeito de burlar a proibição.

Os pais se separaram quando ela tinha nove anos e, aos 11, estudando na Waldorf School, descobriu o seu amor pelas artes dramáticas.

 

Jennifer Aniston na juventude

Ela passou a frequentar a Fiorello H LaGuardia High School of Music & Art and Performing Arts e teve Anthony Abeson como seu professor; fazendo parte de algumas peças teatrais nos anos seguintes.

O início da carreira

Perto de completar 20 anos de idade, Aniston conquistou um papel em uma produção off-Broadway e, na sequência, sua primeira ponta (não-creditada) no filme Mac and Me.

No ano seguinte ela chegou a aparecer no The Howard Stern Show, mas como garota-propaganda de um produto para perda de peso – e voltou para Los Angeles logo em seguida.

Jennifer Aniston

Em 1990, Jen ganhou seus primeiros papéis regulares em séries da tevê – Molloy e Ferris Bueller (uma adaptação do filme de 1986 para a televisão); porém, os dois programas foram cancelados em pouquíssimo tempo.

Ainda no mesmo ano ela interpretou uma adolescente no filme Camp Cucamonga e, 1993, estrelou no filme de terror Leprechaun; considerado pela crítica (e por ela mesma) como seu pior trabalho em toda a carreira.

Jennifer Aniston

Algumas outras comédias da televisão que deram errado contaram com Aniston no elenco no início dos anos 90, mas em 1994 ela foi escalada para a série que mudaria a sua vida e carreira por completo.

Rachel Green

A série Friends estreou em 22 de setembro de 1994 e mudou completamente a vida de Jen, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer.

Jennifer Aniston como Rachel Green

Como muitos fãs da série já sabem, Aniston foi chamada, originalmente, para testar para o papel de Monica Geller; mas Cox foi considerada mais adequada para a personagem.

Assim, Jen foi escalada na pele de Rachel Green. E vale dizer que Jennifer Aniston e Courteney Cox não dividiram apenas os testes para uma personagem, mas também uma amizade duradoura. Isso porque as intérpretes de Monica e Rachel são melhores amigas até hoje e Jen é, inclusive, madrinha da filha de Cox.

Jennifer Aniston e Courteney Cox em Friends

Uma curiosidade é que, na mesma época, ela foi chamada para integrar o elenco de Saturday Night Live, mas recusou a oportunidade para dar uma chance para Friends. Com isso, o público pôde acompanhar a saga de Rachel e Ross por muitos e muitos anos, presenciando, ainda, a evolução (ou não) da carreira de cada um dos membros do elenco.

Pelo papel, Jen foi indicada cinco vezes ao Emmy Awards, levando para casa a estatueta de Melhor Atriz em Comédia no ano de 2001. Além disso, ela também foi indicada ao Globo de Ouro na mesma categoria em duas ocasiões, levando o prêmio para casa em 2003.

Jennifer Aniston e o elenco de Friends

Dez anos de Friends

De acordo com entrevistas dos atores, antes da estreia da primeira temporada, o diretor do show convenceu o elenco de Friends a fazer uma viagem para Las Vegas juntos, alegando que a vida deles nunca mais seria a mesma uma vez que o programa fosse ao ar. Dito e feito, tanto em relação à viagem como no quesito da fama.

A série foi uma das mais bem-sucedidas da história da televisão e durou uma década, exibindo seu último capítulo em 06 de maio de 2004. Na época, o salário de cada membro do elenco principal já ultrapassava impressionantes 1 milhão de dólares por episódio.

Jennifer Aniston e o elenco de Friends

O valor pagos aos atores, no entanto, era totalmente justificável, visto que o sucesso do programa era tanto na época do seu fim, que telões chegaram a ser montados em parques da cidade de Nova York para que o público assistisse ao último capítulo.

The Rachel

Além do sucesso da personagem, Aniston também teve que lidar com o enorme sucesso do corte de cabelo que estreou na segunda temporada da série. Pedido em todos os salões dos Estados Unidos em 1995, o corte que ficou conhecido como “the Rachel” podia ser visto em cada esquina do país por muito tempo.

De acordo com Aniston, no entanto, o penteado não foi algo que marcou positivamente a sua vida pessoal.

Jennifer Aniston com o corte de cabelo

Caracterizado por uma franja longa que se divide em uma série de camadas, o corte era muito difícil de estilizar sem a ajuda de um profissional; o que acabou deixando Jen com “um esfregão de frizz no topo da cabeça”, segundo ela própria.

Mesmo assim, não foram somente as americanas que gostaram do corte e, de acordo com registros da época, mais de 11 milhões de britânicas também tentaram copiar o Rachel. Além disso, estrelas como Debra Messing e Selena Gomez também já afirmaram ter tentado o corte na época.

A carreira no cinema

Ao mesmo tempo em que se tornava uma das “namoradinhas da América” e se consagrava com intérprete de uma das personagens mais conhecidas e queridas de todos os tempos da TV americana, Jen começou a investir em uma carreira no cinema.

Jennifer Aniston em A Razão do Meu Afeto

Ainda em 1996, ela estrelou Nosso Tipo de Mulher, que foi seguido pelos longas Paixão de Ocasião e Encontro com o Destino, ambos de 1997. A Razão do Meu Afeto veio em 1998, ao lado de Paul Rudd; e Como Enlouquecer Seu Chefe em 1999.

Com cada vez mais papéis e mais visibilidade nas telonas, até a série Friends exibir o seu último episódio Jen ainda fez parte dos sucessos Rock Star; Por Um Sentido na Vida; Todo Poderoso, ao lado de Jim Carrey; e Quero Ficar com Polly, com Ben Stiller.

https://www.youtube.com/watch?v=_tsUZbkynY8 em Quero Ficar com Polly

Filmes com Jennifer Aniston

Embora já fizesse bastante sucesso com os filmes de que fazia parte enquanto interpretava Rachel Green, a carreira de Aniston deslanchou ainda mais quando a série teve fim.

Com foco total nas telonas, a filmografia de Jennifer Aniston cresceu e ganhou mais respeito; assim como a atriz, que recebeu sua própria estrela na Calçada da Fama em 2012.

Prova disso é que o filme Cake, de 2015, chegou a render comentários de que a atriz teria, naquele ano, a sua primeira indicação ao Oscar; o que, infelizmente, não aconteceu.

Jennifer Aniston em Cake

Longe dos boatos relacionados ao Oscar, Jennifer Aniston e Adam Sandler também fizeram sucesso no cinema com suas parcerias em Esposa de Mentirinha e, mais recentemente, Mistério no Mediterrâneo.

Entre os principais destaques de Aniston no cinema podemos citar, por exemplo:

  • Nosso Tipo de Mulher (1996)
  • Paixão de Ocasião (1997)
  • Encontro com o Destino (1997)
  • A Razão do Meu Afeto (1998)
  • Como Enlouquecer Seu Chefe (1999)
  • O Gigante de Ferro (1999)
  • Rock Star (2001)
  • Por um Sentido na Vida (2002)

Jennifer Aniston em Todo Poderoso

  • Todo Poderoso (2003)
  • Quero Ficar com Polly (2004)
  • Fora de Rumo (2005)
  • Dizem Por Aí (2005)
  • Amigas Com Dinheiro (2006)

Jennifer Aniston em Separados pelo Casamento

  • Separados Pelo Casamento (2006)
  • O Amor Pede Passagem (2008)
  • Marley & Eu (2008)
  • Ele Não Está Tão A Fim de Você (2009)
  • O Amor Acontece (2009)
  • Caçador de Recompensas (2010)
  • Coincidências do Amor (2010)
  • Esposa de Mentirinha (2011)

Jennifer Aniston e Ben Stiller em Esposa de Mentirinha

  • Quero Matar Meu Chefe (2011)
  • Wanderlust (2012)
  • Família do Bagulho (2013)
  • Quero Matar Meu Chefe 2 (2014)
  • Cake (2015)
  • O Maior Amor do Mundo (2016)
  • Mistério no Mediterrâneo (2019)

The Morning Show

Depois de mais de uma década afastada das telinhas, Jen retornou à televisão em 2019, na Apple TV+, com a série dramática The Morning Show.

Jennifer Aniston e Reese Witherspoon em The Morning Show

Baseada no livro Top of The Morning, do jornalista Brian Stelter, a série narra os acontecimentos que seguem as denúncias contra um dos âncoras de um programa matinal dos Estados Unidos.

Reunindo Jennifer, Reese Witherspoon e Steve Carell no elenco principal, a trama tem o movimento #MeToo, iniciado em 2017, como parte da trama; mostrando a verdade sobre o mundo em que tantos assédios contra mulheres foram permitidos e as consequências destes atos.

Além de atuarem na série, Aniston e Whiterspoon também trabalharam como produtoras do programa; que foi extremamente elogiado pelo público e a crítica (com toda razão, na nossa opinião!).

Além disso, a série rendeu à Jen o seu primeiro SAG Award de Atriz em Série Dramática, em 2020. Sem contar que tanto a série quanto a atriz acabam de receber nada menos que 8 indicações ao Emmy Awards na primeira edição em que o programa está elegível na premiação.

Vida amorosa de Jennifer Aniston

Obviamente, qualquer um que tenha acompanhado minimamente a vida de Aniston sabe que o seu mais famoso ex é Brad Pitt. E embora a separação do casal já tenha mais de uma década, até hoje, qualquer ocasião em que os dois estão no mesmo ambiente é motivo de manchete.

Prova disso foi a cobertura da edição de 2020 do SAG Awards, que teve Pitt e Aniston recebendo prêmios, um na sequência do outro, e se encontrando no backstage.

Jennifer Aniston e Brad Pitt no backstage do SAG Awards 2020

As imagens do abraço entre o ex-casal foram, sem dúvida, as mais vistas no dia seguinte da premiação; assim como os comentários sobre o olhar orgulhoso de Brad ao ver a ex-mulher recebendo o prêmio.

De qualquer forma, antes de entrarmos fundo na maior polêmica da vida de Jen, não podemos deixar de falar de seus outros ex-namorados; até porque muito deles podem ser desconhecidos até por grandes fãs da musa.

Os namorados de Jennifer Aniston

Ainda antes de se tornar uma grande estrela, Jen namorou o vocalista dos Counting “Mister Jones and me” Crows, Adam Duritz. A relação com o diferentão durou por três anos e terminou em 1993, abrindo espaço para que ela engatasse um romance, em 1994, com Tate Donovan.

Jennifer Aniston e Tate Donovan

Tate e Jennifer também ficaram juntos por três anos, e o ator chegou a participar de vários capítulos de Friends como o paquera de Rachel, Joshua. Em 1997 a relação teve fim, e Aniston chegou a ter um casinho com Paul Rudd em 1998, na época das gravações de A Razão do Meu Afeto.

O tempo ao lado de Brad Pitt veio na sequência e, depois da separação do casal, Aniston teve breves romances (confirmados ou não) com Vince Vaughn, em 2006; Paul Sculfor, em 2007; e Owen Wilson, em 2008.

Jennifer Aniston e Vince Vaughn

Embora nunca tenha sido confirmado, um affair da atriz com o amigo pessoal de Pitt, Orlando Bloom, também teria rolado em 2008. Em 2009, no entanto, ela assumiu casinhos com Aaron Eckhart e, na sequência, um breve namoro com John Mayer.

Jennifer Aniston e John Mayer não ficaram juntos por muito tempo, mas o caso deles foi marcado por muitas idas e vindas até terminar; tendo começado em 2008 e terminado, de vez, no ano seguinte.

Jennifer Aniston e John Mayer

Em 2010, foi a vez do colega de cena em Caçador de Recompensas, Gerard Butler tirar sua casquinha. Mas o affair entre Jennifer Aniston e Gerard Butler não passou disso, e logo Jennifer conheceu, finalmente, o homem que se tornaria seu segundo marido: Justin Theroux.

Jennifer Aniston e Justin Theroux

Jennifer e Justin se conheceram durante as gravações do filme Wanderlust e já assumiram o relacionamento em 2011. Sempre vistos de mãos dadas e estilos combinados nas ruas, os dois noivaram em agosto de 2012, mas casaram-se somente em 2015.

Jennifer Aniston e Justin Theroux

Em meio a uma série de boatos (que, aliás, sempre foram presentes na vida de Jen) de que a estrela preferia a carreira à ideia de ter filhos, o casal anunciou o divórcio em fevereiro de 2018; cerca de 2 anos e meio depois de tornarem a união oficial.

Na época, muito se falou sobre os supostos desejos da atriz de não ter filhos e de morar em Los Angeles como motivos para o fim da relação; já que Justin Theroux, supostamente, queria ter filhos e viver em Nova York.

Mas, em mais de uma ocasião, Justin afirmou serem ridículas as afirmações sobre a separação do casal e de que “Jen não consegue segurar um homem”. De acordo com ele, o término foi mútuo e a amizade e o respeito entre os dois, embora diferentes da época de casados, segue enorme.

Jennifer Aniston e Justin Theroux

Desde a separação de Theroux, Aniston não assumiu mais nenhum romance público. No entanto, como não poderia deixar de ser, uma possível volta da atriz com o ex-marido Pitt já foi assunto diversas vezes aos longo dos últimos anos; já que o ator também não assumiu ninguém após o divórcio de Angelina Jolie.

Jennifer Aniston e Brad Pitt

A relação mais conhecida, comentada, polêmica e conturbada da vida de Jennifer ficou para o fim, já que ela mesma parece não terminar nunca. Brad Pitt e Jennifer Aniston se conheceram em 1998, por meio de um blind date agitado pelo empresário de Jen na época.

Jennifer Aniston e Brad Pitt no red carpet do Emmy Awards de 1999

No ano seguinte o relacionamento foi assumido no red carpet do Emmy Awards, e o casal, imediatamente, se tornou o maior hit do showbiz.

A beleza, a simpatia e o estilo descolado dos dois fez com que todo o mundo se apaixonasse por aquele par, acompanhando cada passo da união.

Com um super esquema de privacidade, Brad e Jennifer se casaram em uma mansão de Malibu, em julho de 2000.

Casamento de Jennifer Aniston e Brad Pitt

Exclusivo e luxuoso, o casamento foi avaliado em mais de 1 milhão de dólares, na época; o que pode parecer muito para mim e para você, mas era o salário de uma (UMA!) semana da atriz por Friends.

A separação polêmica

No início de 2005, após quase cinco anos de casamento, o casal mais querido de Hollywood anunciou a separação. E, instantaneamente, os falatório sobre um possível caso entre Brad e Angelina Jolie – que acabava de gravar Sr. e Sra. Smith ao lado de Pitt, em 2004 – já deram seus primeiros sinais.

Jennifer Aniston e Brad Pitt

Logo depois foi oficializado o pedido de divórcio por parte de Jen, e apenas três meses após o anúncio da separação, Pitt foi visto brincando com Maddox, filho de Jolie, em uma praia; confirmando o que ninguém queria acreditar ser verdade.

Jennifer Aniston e Angelina Jolie passaram a dividir “torcidas” em todo o mundo (Team Aniston forever!), e os anos seguintes foram cheios de fofocas sobre tudo que se possa imaginar envolvendo o trio protagonista da polêmica.

Em maio de 2006 nasceu Shiloh, primeiro fruto do casal que ficou conhecido como Brangelina. Ao longo dos anos seguintes, a família foi crescendo até contar com seis crianças.

Jennifer Aniston e Brad Pitt se divorciaram após o filme do ator com Anjelina Jolie, Sr. e Sra. Smith

Três dos filhos de Jolie e Pitt foram adotados – Maddox, Pax e Zahara -, enquanto os outros três são biológicas: Shiloh e os gêmeos Knox e Vivienne, de 2008. Embora o romance já fosse conhecido há muito tempo, o casamento entre os dois só aconteceu em 2014.

Mas, dois anos depois, Angelina pediu o divórcio; e hoje se sabe que os problemas de Pitt com o alcoolismo foram os grandes responsáveis pelo fim da relação. Atualmente, inclusive, há boatos de que Pitt não teria mais nenhum tipo de relação com os filhos após o divórcio.

Jennifer Aniston reencontra Brad Pitt no SAG Awards

Os boatos de uma volta

Seja como for, com o fim do casamento dos dois lados, os boatos de que Jennifer Aniston poderia ensaiar uma volta com Pitt sempre pipocam por aí; como na ocasião em que os dois se encontraram nos bastidores do SAG Awards. Nós, no entanto, torcemos para Jen tenha se livrado do “boy lixo” mais gato do mundo para sempre, e siga em frente poderosíssima!

Imagens: reprodução

In this article

Join the Conversation