[sam_zone id=1]

Courteney Cox – A carreira e influência da eterna Monica Geller

1991 0

Courteney Cox segue imortalizada como Monica Geller e protagonista de uma das mais populares séries de todos os tempos

Seria impossível falar em Friends sem lembrar, imediatamente, de Courteney Cox e os cinco outros nomes que fizeram da série de comédia um dos maiores sucessos de público e crítica da história da TV mundial. Atriz, produtora e diretora, a norte-americana nasceu na cidade de Birmingham, no estado do Alabama, em 1964.

Courteney Cox

Mundialmente famosa por interpretar a organizada e louca por limpeza Monica Geller, Courteney Cox segue conhecida e relevante até os dias de hoje; mais de 15 anos após o término da série – que continua sendo exibida em reprises diárias por diferentes partes do mundo.

Trajetória de Courteney Cox

Conhecida no mundo do entretenimento, a atriz começou suas aspirações profissionais voltada para a arquitetura. Um ano depois de iniciar o curso, no entanto, deixou o segmento de lado e se mudou para Nova York para trabalhar como modelo.

Contratada pela internacionalmente prestigiada Ford Models, figurou em diversas capas e ensaios de revista voltadas para o público adolescente. Era o que faltava para abocanhar campanhas de marcas maiores e mais conhecidas, incluindo Maybelline, Noxzema e Tampax.

Sua primeira grande aparição foi, sem dúvidas, no videoclipe da música Dancing in the Dark, de Bruce Springsteen; tendo sido escolhida pelo próprio Brian De Palma para o elenco.

Uma das melhores curiosidades sobre essa memorável participação foi revelada pelo ator Alfonso Ribeiro, o Carlton Banks da série Fresh Prince of Bel-Air. Em uma entrevista, ele admitiu que a famosa dancinha de Carlton foi “roubada”da coreografia de Cox no clipe.

A atriz Courteney Cox

Ao mesmo tempo em que ganhava espaço como modelo, Cox começou a estudar teatro. Ela se mudou para Los Angeles em 1985 e conseguiu um papel no filme Misfits of Science. Embora tenha sido um fracasso de bilheteria, o filme rendeu alguma visibilidade para Courteney; que teve a oportunidade de conquistar outro papel importante.

Em 1982, ela interpretou a namorada de Michael J. Fox na série Family Ties; um dos maiores destaque da televisão norte-americana na época.

Nos anos seguintes , a atriz participou de filmes e séries com diferentes níveis de sucesso e alcance, incluindo Mr. Destiny, Cocoon – The Return, Ace Ventura – Pet Detective e Seinfeld. Foi então que a grande chance de Cox se apresentou e ela passou a fazer parte do elenco dos amigos mais conhecidos e amados de todos os tempos.

Monica Geller

No ar entre os anos de 1994 e 2004, a série Friends teve mais de 230 episódios e deixou saudade até os dias de hoje. Prova disso é a cobrança dos fãs por uma reunião do elenco ao longo de todos os 15 anos que se passaram desde o fim da série.

Contando com Jennifer Aniston, Matthew Perry, Matt LeBlanc, David Schwimmer e Lisa Kudrow ao seu lado,  Courteney fez parte de um dos elencos mais bem pagos e queridos da história.

Courteney Cox e o elenco de Friends

Para se ter uma ideia, o último episódio da saga de Monica, Rachel, Phoebe, Ross, Joey e Chandler reuniu quase 53 milhões de espectadores e até foi exibido em praças públicas nos Estados Unidos.

O sucesso da série foi tanto que, por exemplo, teve nove temporadas seguidas entre as cinco séries de maior audiência. Além disso, arrecadou seis prêmios Emmy, um Globo de Ouro, dois SAG Awards, e outros 56 prêmios; sem contar as mais de 150 diferentes nomeações.

Reencontro de Friends

E se é que algum fã ainda não sabe da novidade: esse reencontro deve acontecer em breve! Foi confirmado pela HBO Max, em fevereiro de 2020, que um especial sobre a série seria produzido ainda este ano; e com a participação do elenco original completo.

Em razão da pandemia do covid-19, no entanto, as gravações estão adiadas. Por isso, ainda não se sabe qual é a nova data oficial em que os fãs de Friends poderão ver todos os amigos na mesma telinha.

Scream

Embora o sucesso da TV não tenha sido repetido nas telonas, Cox também protagonizou alguns papéis de destaque no cinema; e sua participação nos filmes da trilogia Scream é um bom exemplo disso. Nos longas, Cox interpreta a abusada e inesquecível repórter Gale Weathers, que figura em todos os filmes da série.

Courteney Cox em Scream

Cox e Arquette

As participações de Cox nos filmes da franquia não só lhe renderam ótimas críticas, mas também um marido. Isso porque foi no set de Scream que Courteney Cox e David Arquette se conheceram e se apaixonaram, em 1996.

Um fato curioso sobre o casal é que Arquette fez uma participação em Friends no mesmo ano das gravações do terror adolescente. No episódio, David interpreta um homem obcecado pela irmã de Phoebe que acaba tendo um caso com ela.

O romance virou casamento em 1999 e gerou a filha Coco Riley Arquette. Nascida em 2004, a pequena Coco estava crescendo (notavelmente) na barriga de Cox durante a última temporada de Friends. O casamento durou até 2010, quando foi anunciada a separação. 

De volta à telinha

Cox voltou para a televisão em 2007 com Dirt, interpretando a editora de um tabloide sem escrúpulos Lucy Spiller. Embora tenha durado apenas duas seasons, a série chegou a contar com a participação (e um beijo polêmico) de Jennifer Aniston no episódio que encerrou a sua primeira temporada.

Em 2009, Courteney estreou na TV mais uma vez, com Cougar Town; interpretando a mãe recém-divorciada Jules Cobb. Mais bem sucedida, a série teve seis temporadas (entre 2009 e 2015) e rendeu uma indicação ao Golden Globes para Cox; além de outra, da série, ao People`s Choice Awards.

Além disso, a série também contou com a participação dos Friends Lisa Kudrow, Jennifer Aniston e Mathew Perry em diferentes episódios.

Courteney Cox e Jennifer Aniston

Embora o carinho entre todos os integrantes da série Friends seja algo bastante conhecido em Hollywood, a amizade entre  Cox e Aniston se destaca. E prova disso é que, além de ter sido madrinha de casamento de Cox, Aniston também é madrinha de sua filha, Coco.

Courteney Cox e Jennifer Aniston

Além disso, as duas também têm uma curiosidade bem conhecida entre os grandes fãs da série que as levou ao estrelato. No período em que o elenco da sitcom era escalado, Courteney Cox fez teste para ser a intérprete de Rachel; papel que acabou recusando, segundo ela própria, por se identificar mais com o amor por organização de Monica.

Imagens: reprodução Facebook Courteney Cox, Friends (TV show), Scream.

In this article

Join the Conversation