[sam_zone id=1]

Ed Sheeran – O caminho de morador e músico de rua a popstar

1405 0

Desde antes de ser mundialmente conhecido, Ed Sheeran, o músico, compositor e produtor, já fazia parte do cenário musical independente em sua terra natal, o Reino Unido. Filho de um curador de arte e de uma designer de joias, Ed ganhou maior destaque em 2010, mas teve um longo caminho pela frente.

Ed Sheeran

Antes mesmo de lançar seu primeiro álbum independente The Orange Room em 2005, Ed Sheeran cantou no coral da igreja que frequentava e aprendeu a tocar guitarra ainda na infância.

Adolescente, costumava tocar com o cantor e compositor Passenger, de quem é amigo desde então, na cidade de Cambridge, onde também atuou como guitarrista e operador de som para algumas bandas. Foi aceito no National Youth Theatre, em Londres, na mesma época e, após estourar como cantor, fez algumas participações em filmes e séries.

Se mudou para Londres em 2008, onde começou a tocar em pequenos bares e pubs, além de ter feito algumas audições para a série adolescente Britannia High. Uma curiosidade sobre o período entre 2008 e 2010 que Ed contou na sua auto-biografia A Visual Journey é que ele não tinha onde morar.

Ed Sheeran

Assim, além de dormir nos sofás e cantinhos das casas de amigos durante quase dois anos, ele também chegou a passar noites na rua. O Palácio de Buckingham, inclusive, foi um dos locais em que dormiu enquanto sem-teto.

Quem é Ed Sheeran na cena?

A relação com artes além das performances musicais é percebida logo no início de sua carreira, e as amizades que foi construindo enquanto se consolidava internacionalmente.

Ed Sheeran

Edward Christopher Sheeran fez participações posteriormente na série Game of Thrones e no filme O Bebê de Bridget Jones. Atualmente, é padroeiro da Youth Music Theatre UK.

Discografia de Ed Sheeran: dos EPs independentes aos sucessos mundiais

Em 2009, ainda como artista independente, lançou o EP You Need Me. Com isso, acabou convidado para abrir a turnê do músico inglês Just Jack. No começo de 2010, lançou um vídeo que chamou a atenção do rapper Example e também saiu em turnê com ele.

Show de Ed Sheeran

Mais tarde, naquele mesmo ano, lançou o Loose Change EP, com a música The A-Team, que se tornou um single. Também em 2010, comprou uma passagem para Los Angeles sem contrato com nenhuma gravadora.

Ao se apresentar em uma noite de microfone aberto, foi notado por Jamie Foxx. O ator e músico emprestou seu estúdio de gravação para Ed. Além disso, ofereceu sua casa em Hollywood para que Sheeran pudesse ficar confortável por toda sua estadia.

Ed Sheeran e Jamie Foxx

O ano de 2010 foi extremamente frutífero para Ed Sheeran. Lançou dois outros EPs, Ed Sheeran: Live at the Bedford e Songs I Wrote with Amy, que é uma coleção de canções de amor com a cantora Amy Wadge, enquanto atraía a atenção do público através do seu canal no YouTube, onde publicava suas músicas.

Ed Sheeran e Amy Wadge

Seu próximo EP, ainda lançado de maneira independente, No. 5 Collaborations Project é um projeto colaborativo com diferentes artistas do gênero musical grime, que traz referências do Hip Hop, Ragga, Jungle e Drum and Bass, juntamente com a música da cena britânica, saiu em 2011. Foi nesse ano que Ed finalmente fechou contrato com a gravadora Asylum / Atlantic Records.

A música de Ed Sheeran finalmente chega às gravadoras

“+” foi seu primeiro álbum dentro de uma gravadora. Lançado em 2011, chegou ao primeiro lugar nas paradas musicais do Reino Unido.

Ed Sheeran

O single The A-Team foi relançado e rendeu o prêmio Ivor Novello Award de melhor música escrita e musicada. No ano seguinte, foi premiado no Brit Awards como melhor cantor britânico.

Em 2014 lançou “X”, que não só alcançou o primeiro lugar nas paradas do Reino Unido, como também dos Estados Unidos.

O álbum também foi premiado no Brit Award como álbum do ano e Ed recebeu, novamente, o prêmio Ivor Novello, dessa vez por melhor compositor do ano. Também ganhou dois Grammy pelo single Thinking Out Loud.

Ed Sheeran e Beyoncé

Seu terceiro álbum de estúdio, “÷”, que saiu em 2017, mais uma vez chegou em primeiro lugar nas paradas tanto britânicas como americanas, logo na primeira semana. O álbum conta com um dueto com ninguém mais, ninguém menos que (a nossa grande rainha) Beyoncé.

Sua dedicação à música também o levou a escrever para outros grandes artistas como a boy band One Direction e Justin Bieber – o single Love Yourself é de composição de Ed, cuja voz é perceptível na versão oficial da música.

Ed Sheeran e Justin Bieber

Em 2015, Ed Sheeran deu um grande passo em sua carreira musical, lançando o selo Gigerman Records e assinando inicialmente com Jamie Lawson e Foy Vance.

Em 2019 veio o No.6 Collaborations Project, continuação do EP lançado em 2011, No.5 Collaborations Project. Ele fez várias parcerias inesperadas nesse EP, como com Cardi B, Eminem, 50 cent e Travis Scott.

A fada madrinha do casal Ed Sheeran e Cherry Seaborn

Ed Sheeran tem grandes amizades no meio musical, mas definitivamente, uma das mais memoráveis é com Taylor Swift.

Ed Sheeran e Taylor Swift

Depois da parceria em Everything Has Changed do álbum Red, Ed saiu em turnê com Taylor em 2013. Colaboraram novamente no álbum Reputation, na música End Game, que conta com a participação do rapper Future.

Ed Sheeran e Cherry Seaborn

A loirinha, além de fazer biscoitos para o amigo, ajudou-o a se reconectar com sua atual esposa, Cherry Seaborn. O casal já se conhecia, mas foi em uma das festas de Taylor que iniciaram o romance. Além disso, vale citar que os versos de End Game são para a esposa de Ed Sheeran

Ed Sheeran e Cherry Seaborn se casaram em 2019 e, em 2020 tiveram sua primeira filha, Lyra Antarctica Seaborn Sheeran.

Ed Sheeran e a esposa Cherry Seaborn

Ed Sheeran e a esposa estão juntos desde 2015 e várias músicas do álbum “÷” foram escritas para Cherry. Um bom exemplo disso é a como a balada romântica Perfect, uma das mais tocadas em casamentos ao redor do mundo.

Imagens: reprodução Facebook/Getty Images

In this article

Join the Conversation