Matthew McConaughey é protagonista de uma carreira duradoura que lhe rendeu um Oscar e uma estrela na Calçada da Fama
Muitos podem não saber ao certo como escrever o nome de Matthew McConaughey, mas sem dúvidas já assistiram a alguns filmes com o ator no papel de protagonista. Nas telonas há quase 30 anos, ele percorreu um caminho longo até conquistar o prêmio máximo de Hollywood.
Imortalizado ao receber a estatueta e fazer um dos discursos mais memoráveis da história da premiação, Matthew McConaughey ganhou o respeito da indústria cinematográfica. Ao mesmo tempo, o ator consegue manter o estilo descolado e descontraído que lhe garantiu uma série de papéis; e certamente, lhe fez perder muitos outros.
Nascido em 4 de novembro de 1969 na cidade de Uvalde, no estado do Texas, nos Estados Unidos, McConaughey hoje acumula as funções de ator, produtor, cenógrafo e professor universitário; já que desde 2019 dá aulas de comunicação na College of Communication da cidade texana de Austin.
O início da carreira
O pontapé inicial da carreira de McConaughey foi no filme Jovens, Loucos e Rebeldes (Dazed and Confused), um clássico cult do cinema norte-americano, lançado em 1993.
Dividindo a tela com Ben Affleck e Milla Jovovich – entre outras futuras estrelas de alto calibre – Matthew se destacou no longa e, a partir dele, conquistou novos e maiores papéis.
Aclamado pelo público e pela crítica, o filme homônimo de um dos maiores sucesso de Led Zeppelin foi citado em listas importantes como, por exemplo:
- a dos dez melhores filmes de todos os tempos, de acordo com o diretor Quentin Tarantino, publicada na revista Sight & Sound de 2002;
- as da Entertainment Weekly, em que garantiu a terceira colocação entre os 50 melhores filmes sobre sobre o highschool .
Filmes com Matthew McConaughey
A filmografia de Matthew McConaughey passa a crescer de forma acelerada depois do sucesso de Dazed and Confused, e o ator começa a diversificar mais os seus papéis.
Tempo de Matar foi outro trabalho que rendeu destaque para McConaughey e propostas de personagens mais profundos; sem contar a oportunidade de contracenar com grandes nomes de Hollywood, incluindo Samuel L. Jackson e Sandra Bullock.
As comédias românticas, em pouco tempo, também começaram a fazer parte do seu currículo e rechear sua carteira.
Depois do sucesso ao lado de Jennifer Lopez, em O Casamento dos Meus Sonhos, veio outro grande clássico com o ator: Como Perder Um Homem em 10 Dias. Dividindo a cena com Kate Hudson, Matthew caiu nas graças do público fã dos chick flicks.
Com isso, chegou a compartilhar a cena com a atriz mais uma vez para aproveitar a boa química nas câmeras, no filme Um Amor de Tesouro, de 2008; que não fez o mesmo sucesso do primeiro trabalho do casal.
Entre os principais e mais memoráveis filmes de Matthew McConaughey se destacam, por exemplo:
- Jovens, Loucos e Rebeldes (1993)
- Tempo de Matar (1996)
- Amistad (1997)
- Contato (1997)
- Ed TV (1999)
- O Casamento dos Meus Sonhos (2001)
- Como Perder Um Homem em 10 Dias (2003)
- Sahara (2005)
- Minhas Adoráveis Ex-Namoradas (2009)
- Magic Mike (2012)
- Clube de Compras Dallas (2013)
- O Lobo de Wall Street (2013)
- Interestelar (2014)
Clube de Compras Dallas
Foi com o filme de 2013, Dallas Buyers Club (Clube de Compras Dallas), que veio o oscar de Matthew McConaughey.
Para interpretar o portador de AIDS da década de 1980 que passa a contrabandear drogas para o tratamento da doença, o ator perdeu mais de 20 quilos. Mas conquistou a estatueta que é o maior sonho de qualquer um em Hollywood.
Ironicamente, foi neste mesmo ano que McConaughey participou de outro grande indicado para o Oscar daquele ano: O Lobo de Wall Street.
Com isso, ele tirou (mais uma vez) a estatueta de Melhor Ator das mão do grande favorito da noite, Leonardo Di Caprio; que até então não tinha ganhado a sua.
Seu discurso de agradecimento na ocasião ficou marcado para sempre, assim como os dizeres “Alright, alright, alright”; palavras tiradas do seu primeiro filme de sucesso e as usadas para encerrar seu agradecimento ao prêmio, que traduzem bem o estado de espírito de quase sempre do ator.
Vida amorosa de Matthew McConaughey
A vida pessoal e amorosa de McConaughey conta com uma lista longa de beldades de Hollywood. Entre suas ex-namoradas mais famosas podemos citar, por exemplo, Ashley Judd; com que o bonitão engatou um affair durante as gravações de Tempo de Matar, em 1996.
Das gravações do mesmo filme também surgiu um outro romance, mas que durou por cerca de quatro anos, com a atriz Sandra Bullock.
Penélope Cruz foi outra conquista de Matthew durante as gravações de um filme, e o relacionamento entre os dois teve início no longa Sahara, de 2005; se mantendo por cerca de um ano.
O casamento com Camila Alves
Já conhecido na época como um dos solteirões de Hollywood, McConaughey deu tchau ao título quando conheceu a modelo brasileira Camila Alves, em 2006.
Embora fosse um dos homens mais cobiçados do cinema – tendo, inclusive, ganhado o título de Homem Mais Sexy do Mundo pela revista People apenas um ano antes -; Matthew teve que penar para ficar com Camila, e já disse em diversas entrevistas que foi rejeitado uma série de vezes até que a modelo tenha lhe dado uma chance.
Matthew McConaughey e Camila Alves se casaram em 2008 e, desde então, tiveram três filhos juntos: Levi Alves McConaughey (11); Vida Alves McConaughey (10); e Livingston Alves McConaughey (7).
Por causa da nacionalidade de sua mulher, McConaughey é visto com certa frequência pelo Brasil; especialmente na capital de Minas Gerais, Belo Horizonte, onde a família de sua esposa mora.
O casal também pode ser visto por São Paulo e no Rio de Janeiro durante as suas estadias no país. Longe de qualquer tipo de luxo, o astro a já foi flagrado correndo em parques e comendo em restaurantes por quilo no Brasil.
A familiaridade do ator com o nosso país é tamanha que hoje em dia, ele já até entende bastante do português; embora fale pouco.
Ele também já chegou a dizer que se sente um pouco brasileiro e que é um grande fã das novelas daqui; chegando, inclusive, a elogiar a atuação de Mateus Solano por sua atuação em Viver a Vida, de 2009.
Curiosidades sobre Matthew McConaughey
A maior polêmica envolvendo McConaughey, sem dúvidas, é a história que narra a sua prisão, em 1999. Isso porque ele foi preso dentro de casa, depois de uma denúncia dos vizinhos por causa do barulho alto vindo de sua casa.
De acordo com os relatos da época, os policiais entraram na casa de Matthew e o encontraram pelado, chapado de maconha, dançando e tocando um bongô. Na ocasião, ele chegou a ser autuado por também resistir à prisão, mas todas as queixas foram retiradas em seguida.
Outro fato curioso sobre McConaughey é relacionada à frase que encerrou o seu inesquecível agradecimento pelo Oscar de Melhor Ator. Segundo ele mesmo, o “Alright, alright, alright” do filme Dazed and Confused foi improvisado durante as gravações do filme de 1993.
Para encerrar as curiosidades sobre Matthew McConaughey podemos citar o fato de o ator ter sido cotado para interpretar Jack, em Titanic, antes que o amigo e parceiro de cenas Leonardo Dicaprio abocanhasse o papel. A atriz Kate Winslet, inclusive, fez o teste para o papel de Rose ao lado de Matthew, e não de DiCaprio.
Imagens: reprodução