[sam_zone id=1]

Matthew McConaughey – O descoladão que ganhou Hollywood e um Oscar

2329 0

Matthew McConaughey é protagonista de uma carreira duradoura que lhe rendeu um Oscar e uma estrela na Calçada da Fama

Muitos podem não saber ao certo como escrever o nome de Matthew McConaughey, mas sem dúvidas já assistiram a alguns filmes com o ator no papel de protagonista. Nas telonas há quase 30 anos, ele percorreu um caminho longo até conquistar o prêmio máximo de Hollywood.

Matthew McConaughey

Imortalizado ao receber a estatueta e fazer um dos discursos mais memoráveis da história da premiação, Matthew McConaughey ganhou o respeito da indústria cinematográfica. Ao mesmo tempo, o ator consegue manter o estilo descolado e descontraído que lhe garantiu uma série de papéis; e certamente, lhe fez perder muitos outros. 

Nascido em 4 de novembro de 1969 na cidade de Uvalde, no estado do Texas, nos Estados Unidos, McConaughey hoje acumula as funções de ator, produtor, cenógrafo e professor universitário; já que desde 2019 dá aulas de comunicação na College of Communication da cidade texana de Austin.

Matthew McConaughey

O início da carreira 

O pontapé inicial da carreira de McConaughey foi no filme Jovens, Loucos e Rebeldes (Dazed and Confused), um clássico cult do cinema norte-americano, lançado em 1993. 

Dividindo a tela com Ben Affleck e Milla Jovovich – entre outras futuras estrelas de alto calibre – Matthew se destacou no longa e, a partir dele, conquistou novos e maiores papéis. 

Matthew McConaughey em Dazed and Confused

Aclamado pelo público e pela crítica, o filme homônimo de um dos maiores sucesso de Led Zeppelin foi citado em listas importantes como, por exemplo:

  • a dos dez melhores filmes de todos os tempos, de acordo com o diretor Quentin Tarantino, publicada na revista Sight & Sound de 2002;
  • as da Entertainment Weekly, em que garantiu a terceira colocação entre os 50 melhores filmes sobre sobre o highschool .

Filmes com Matthew McConaughey

A filmografia de Matthew McConaughey passa a crescer de forma acelerada depois do sucesso de Dazed and Confused, e o ator começa a diversificar mais os seus papéis.

Matthew McConaughey e Samuel L. Jackson em Tempo de Matar

Tempo de Matar foi outro trabalho que rendeu destaque para McConaughey e propostas de personagens mais profundos; sem contar a oportunidade de contracenar com grandes nomes de Hollywood, incluindo Samuel L. Jackson e Sandra Bullock. 

As comédias românticas, em pouco tempo, também começaram a fazer parte do seu currículo e rechear sua carteira. 

Matthew McConaughey e Jennifer Lopez em O Casamento dos Meus Sonhos

Depois do sucesso ao lado de Jennifer Lopez, em O Casamento dos Meus Sonhos, veio outro grande clássico com o ator: Como Perder Um Homem em 10 Dias. Dividindo a cena com Kate Hudson, Matthew caiu nas graças do público fã dos chick flicks

Com isso, chegou a compartilhar a cena com a atriz mais uma vez para aproveitar a boa química nas câmeras, no filme Um Amor de Tesouro, de 2008; que não fez o mesmo sucesso do primeiro trabalho do casal.

Matthew McConaughey e Kate Hudson em Como Se Livrar de Um Homem em 10 Dias

Entre os principais e mais memoráveis filmes de Matthew McConaughey se destacam, por exemplo: 

  • Jovens, Loucos e Rebeldes (1993)
  • Tempo de Matar (1996)
  • Amistad (1997)
  • Contato (1997)
  • Ed TV (1999)
  • O Casamento dos Meus Sonhos (2001)
  • Como Perder Um Homem em 10 Dias (2003)
  • Sahara (2005)
  • Minhas Adoráveis Ex-Namoradas (2009)
  • Magic Mike (2012)
  • Clube de Compras Dallas (2013)
  • O Lobo de Wall Street (2013)
  • Interestelar (2014)

Clube de Compras Dallas

Foi com o filme de 2013, Dallas Buyers Club (Clube de Compras Dallas), que veio o oscar de Matthew McConaughey

Para interpretar o portador de AIDS da década de 1980 que passa a contrabandear drogas para o tratamento da doença, o ator perdeu mais de 20 quilos. Mas conquistou a estatueta que é o maior sonho de qualquer um em Hollywood

Ironicamente, foi neste mesmo ano que McConaughey participou de outro grande indicado para o Oscar daquele ano: O Lobo de Wall Street

Matthew McConaughey e Leonardo DiCaprio em O Lobo de Wall Street

Com isso, ele tirou (mais uma vez) a estatueta de Melhor Ator das mão do grande favorito da noite, Leonardo Di Caprio; que até então não tinha ganhado a sua. 

Seu discurso de agradecimento na ocasião ficou marcado para sempre, assim como os dizeres “Alright, alright, alright”; palavras tiradas do seu primeiro filme de sucesso e as usadas para encerrar seu agradecimento ao prêmio, que traduzem bem o estado de espírito de quase sempre do ator.

Vida amorosa de Matthew McConaughey

A vida pessoal e amorosa de McConaughey conta com uma lista longa de beldades de Hollywood. Entre suas ex-namoradas mais famosas podemos citar, por exemplo, Ashley Judd; com que o bonitão engatou um affair durante as gravações de Tempo de Matar, em 1996.

Matthew McConaughey e Sandra Bullock

Das gravações do mesmo filme também surgiu um outro romance, mas que durou por cerca de quatro anos, com a atriz Sandra Bullock.

Penélope Cruz foi outra conquista de Matthew durante as gravações de um filme, e o relacionamento entre os dois teve início no longa Sahara, de 2005; se mantendo por cerca de um ano.

Matthew McConaughey e Penélope Cruz

O casamento com Camila Alves

Já conhecido na época como um dos solteirões de Hollywood, McConaughey deu tchau ao título quando conheceu a modelo brasileira Camila Alves, em 2006. 

Matthew McConaughey e Camila Alves

Embora fosse um dos homens mais cobiçados do cinema – tendo, inclusive, ganhado o título de Homem Mais Sexy do Mundo pela revista People apenas um ano antes -; Matthew teve que penar para ficar com Camila, e já disse em diversas entrevistas que foi rejeitado uma série de vezes até que a modelo tenha lhe dado uma chance. 

Matthew McConaughey e Camila Alves se casaram em 2008 e, desde então, tiveram três filhos juntos: Levi Alves McConaughey (11); Vida Alves McConaughey (10); e Livingston Alves McConaughey (7). 

Matthew McConaughey e família

Por causa da nacionalidade de sua mulher, McConaughey é visto com certa frequência pelo Brasil; especialmente na capital de Minas Gerais, Belo Horizonte, onde a família de sua esposa mora. 

O casal também pode ser visto por São Paulo e no Rio de Janeiro durante as suas estadias no país. Longe de qualquer tipo de luxo, o astro a já foi flagrado correndo em parques e comendo em restaurantes por quilo no Brasil.

Matthew McConaughey e Camila Alves

A familiaridade do ator com o nosso país é tamanha que hoje em dia, ele já até entende bastante do português; embora fale pouco. 

Ele também já chegou a dizer que se sente um pouco brasileiro e que é um grande fã das novelas daqui; chegando, inclusive, a elogiar a atuação de Mateus Solano por sua atuação em Viver a Vida, de 2009.

Matthew McConaughey com camisa da seleção brasileira

Curiosidades sobre Matthew McConaughey

A maior polêmica envolvendo McConaughey, sem dúvidas, é a história que narra a sua prisão, em 1999. Isso porque ele foi preso dentro de casa, depois de uma denúncia dos vizinhos por causa do barulho alto vindo de sua casa. 

Matthew McConaughey e seu bongô

De acordo com os relatos da época, os policiais entraram na casa de Matthew e o encontraram pelado, chapado de maconha, dançando e tocando um bongô. Na ocasião, ele chegou a ser autuado por também resistir à prisão, mas todas as queixas foram retiradas em seguida. 

Outro fato curioso sobre McConaughey é relacionada à frase que encerrou o seu inesquecível agradecimento pelo Oscar de Melhor Ator. Segundo ele mesmo, o “Alright, alright, alright” do filme Dazed and Confused foi improvisado durante as gravações do filme de 1993.

Matthew McConaughey

Para encerrar as curiosidades sobre Matthew McConaughey podemos citar o fato de o ator ter sido cotado para interpretar Jack, em Titanic, antes que o amigo e parceiro de cenas Leonardo Dicaprio abocanhasse o papel. A atriz Kate Winslet, inclusive, fez o teste para o papel de Rose ao lado de Matthew, e não de DiCaprio. 

Imagens: reprodução

In this article

Join the Conversation