[sam_zone id=1]

Jay-Z – Uma história de vida, sucesso e polêmicas digna das telonas

1121 0

Jay-Z saiu do crime para o estrelato como rapper, empreendedor e parte do maior power couple de todos os tempos

Protagonista de uma história digna das telas do cinema, Jay-Z é um dos rappers mais conhecidos, populares e respeitados na indústria musical mundial. Com mais de 20 álbuns lançados, entre criações próprias, colaborações e parcerias, ele segue no topo após mais de 25 anos de carreira.

Jay-Z

Reconhecido pelo talento musical, Jay-Z também ganhou destaque nos sites do mundo das celebridades depois que o seu relacionamento com Beyoncé foi descoberto, em meados de 2002. Até hoje ao lado da maior estrela da música pop internacional, o rei do rap já acumula música, álbum e até uma turnê ao lado da esposa; além de três filhos frutos da relação.

História de vida de Jay-Z

Batizado Shawn Corey Carter, o músico norte-americano nasceu em 4 de dezembro de 1969, e foi criado em Nova York, mais especificamente no Brooklyn. Frequentemente citado em suas músicas, o bairro foi onde ele aprendeu a rimar e começou seu envolvimento com a música.

Abandonado pelo pai ainda criança, Shawn chegou a atirar no ombro de seu irmão mais novo (viciado em crack, na época), aos 12 anos, em uma discussão por jóias roubadas. Ainda na adolescência ele teve outros contatos com o mundo do crime, e vendeu drogas durante algum tempo. 

Mas o crime deixou de fazer parte da sua vida e logo ele começou a se dedicar ao amor pelo rap. Ele estudos na mesma escola e cresceu com futuros grandes nomes do rap, como Notorious BIG e Busta Rhymes; fato que o ajudou muito a desenvolver suas habilidades para compor.

Jay-Z e Alicia Keys

A carreira de Jay-Z

Em 1990, com 21 anos, despontava como uma promessa underground no mundo do rap, e no ano seguinte já mostrava seu dom para os negócios, assessorando alguns talentos como a cantora Foxie Brown. No entanto, mesmo com alguns contatos musicais, a dificuldade em assinar com uma gravadora de renome era grande.

Por isso, aos 26 ele fundou sua própria gravadora independente em parceria com Damon Dame Dash e Kareem Biggs Burke: a Roc-A-Fella Records. 

Depois de firmar  contrato com a Priority Records para a distribuição de seu material, lançou o aclamado Reasonable Doubt em 1996. O álbum de estreia incluiu colaborações com DJ Premier e uma participação especial de BIG. E embora não tenha passado da 23ª posição na Billboard 200, o disco foi incluído na lista da Rolling Stones dos 500 melhores álbuns de todos os tempos.

De lá para cá, o rapper lançou mais uma série de álbuns e contou com a parceria de gigantes do rap e do R&B internacional, incluindo nomes como Sean Diddy Combs, Timbaland, Swizz Beats, Pharrel Williams, Alicia Keys, 50 Cent, Ja Rule e Kanye West, Mariah Carey, entre muitos outros.

Em 2018, a revista Forbes estimou seu patrimônio líquido em 900 milhões de dólares. Jay-Z é um dos artistas mais bem-sucedidos da história, com mais de 50 milhões de discos vendidos e 22 Grammy Awards, sem contar inúmeras outras indicações ao prêmio.

Além disso, ele detém o recorde de maior número de álbuns de um artista solo na Billboard 200 (13 álbuns), e emplacou o primeiro lugar na Billboard Hot 100 com quatro singles; um deles como artista principal da faixa Empire State of Mind, gravada com a cantora Alicia Keys.

Jay-Z na capa de The Black Album

Discografia de Jay-Z

O primeiro álbum de platina veio com Vol 2… Hard Knock Life, de 1998, garantindo o status do rapper e o futuro promissor da gravadora. A discografia de Jay-Z, no entanto, inclui muitos outros grandes sucessos, e é detalhada na lista a seguir:

  • Reasonable Doubt (1996)
  • In My Lifetime – Vol 1 (1997)
  • Vol 2… Hard Knock Life (1998)
  • Streets Is Watching (1998 – com diferentes artistas)
  • Vol 3… Life and Times of S. Carter (1999)
  • The Dynasty: Roc La Familia (2000)
  • The Blueprint (2001)
  • Jay-Z: Unplugged (2001)
  • The Blueprint²: The Gift and The Curse (2002)
  • The Best of Both (2002 – com R. Kelly)
  • Chapter One: Greatest Hits (2002)
  • The Black Album (2003)
  • The Blueprint 2.1 (2003)
  • Bring It On: The Best of Jay-Z (2003)
  • Unfinished Business (2004 – com Linkin Park)
  • Kingdom Come (2006)
  • The Greatest Hits (2006)
  • American Gangster (2007)
  • The Blueprint 3 (2009)
  • Watch The Throne (2011 – com Kanye West)
  • Magna Carta Holy Grail (2013)
  • 4:44 (2017)
  • Everything Is Love (2018 – com Beyoncé)

Jay-Z empreendedor

Como investidor e empresário, Carter também tem uma carreira consolidada e cheia de negócios lucrativos. É co-proprietário da cadeia de bares esportivos The 40/40 Club, co-criador da linha de roupas Rocawear, fundador da Roc-A-Fella Records.

Além disso, Jay fundou a empresa de música e entretenimento batizada de Roc Nation, em 2008; reunindo um time enorme de estrelas do show business em sua carteira de clientes. Além de agenciar de atletas da NFL, NBA, MLB, a gravadora também destaca nomes como Rihanna, Alicia Keys, Shakira e o próprio Jay-Z.

A amizade com Kanye West

A parceria e a amizade com Kanye rendeu, além de muitas ótimas parcerias, um álbum especial de muito sucesso, lançado em 2011 e batizado de Watch The Throne. Embora a parceria seja lembrada até hoje pela qualidade, já não se pode dizer o mesmo sobre a amizade entre Kanye West e Jay-Z.

Kanye West e Jay-Z

Isso porque West deixou bem claro que a relação dos dois não ia bem em 2016, quando fez uma série de acusações bem pesadas a Jay. Durante um show, ele acusou o “ex-amigo” de ter se afastado por não gostar de sua esposa, Kim Kardashian; e ainda de ter contratado um assassino profissional para apagá-lo. Bem tranquilo.

Apesar de os ânimos terem se acalmado um pouco desde então, outras trocas de farpas animaram o público que acompanha as notícias sobre os dois. Kanye já acusou Beyoncé de exigir ganhar um prêmio para se apresentar em premiações específicas e publicamente mostrou sua tristeza em não ter contado com a participação do amigo em seu casamento com Kim.

Jay já respondeu (em letras de músicas) que não teria ido ao casamento por uma briga com Bey e, mais recentemente, disse que o amigo se perdeu por “usar o boné vermelho”; em referência ao apoio de Kanye ao presidente Donald Trump, que acumula acusações de racismo e preconceito ao longo dos anos.

Jay-Z e Beyoncé

Os rumores de um relacionamento entre dois dos maiores nomes da música mundial começaram em meados de 2002; ano em que o romance havia, de fato começado. No entanto, de início, nenhum dos dois confirmou o envolvimento.

Jay-Z e Beyoncé

Além da parceria na vida, os dois também deram início a uma série de parcerias musicais, incluindo alguns dos maiores hits de Beyoncé: Crazy in Love, Déjà Vu e Upgrade U.

O casal Jay-Z e Beyoncé oficializou a união em abril de 2008, em uma cerimônia fechada que reuniu apenas a família e os amigos mais íntimos. Em janeiro de 2012 chegou ao mundo a primeira filha do casal, Blue Ivy Carter; e em junho de 2017 foi a vez dos gêmeos Rumi e Sir Carter.

A vida íntima do casal sempre foi bastante protegida por ambos e somente nos últimos anos isso parece ter mudado um pouco de figura. Prova disso foi o choque de todo o mundo ao se deparar com o ensaio superproduzido em que a Queen Bey revelava a sua segunda gravidez.

Além disso, o casal que sempre deu prioridade à privacidade também passou a revelar alguns detalhes da vida íntima nas letras de suas músicas. Isso pode ser notado, principalmente, no álbum Lemonade, lançado por Beyoncé em 2016; e no mais recente 4:44, lançado por Jay em 2017.

Jay-Z e Beyoncé

A confirmação sobre os rumores de que Jay-Z teria traído Beyoncé ficam bastante claros nas letras dos dois álbuns; e o rapper já chegou a afirmar em entrevistas que o processo de ambos os trabalhos foi uma espécie de terapia para o casal.

On The Run

Para tirar proveito da força da relação após a crise, logo depois o casal anunciou uma nova turnê em conjunto para divulgar seu primeiro álbum produzido em conjunto: Everything Is Love, de 2018.

A primeira On The Run Tour foi realizada em 2014, destacando grandes hits individuais de Bey e Jay, além das suas músicas em parceria. A turnê arrecadou mais de US$ 109 milhões, incluindo show nos Estados Unidos, Canadá e França; se posicionando como a 5ª maior bilheteria musical daquele ano. 

Jay-Z e Beyoncé em On The Run II

Durante a turnê On The Run II, o foco do casal foi o álbum feito em conjunto, mas sucessos individuais também entraram na set list. O público enlouqueceu com as performances do casal, que além das músicas, mostrou no telão imagens inéditas do casamento em 2008 e dos filhos nascidos um ano antes.

Igualmente bem-sucedida, a OTR II arrecadou mais de US$ 250 milhões para o casal em 2018; aumentando consideravelmente a já enorme fortuna do maior power couple do showbiz.

Solange e a briga no elevador

Em maio de 2014, a irmã de Beyoncé protagonizou um dos maiores barracos da última década, registrada pelas câmeras do elevador em que a “luta” aconteceu. A briga entre Jay-Z e Solange Knowles ocorreu quando deixavam a festa do Met Gala daquele ano, e poucas horas depois já podia ser conferida em todos os sites de fofoca em todo o mundo.

Primeiramente, é possível ver que Beyoncé, Jay-Z e Solange Knowles entram no elevador e, quase que imediatamente, Jay passa a ser agredido por tapas e pontapés da cunhada; enquanto tenta segurá-la. Enquanto Beyoncé permanece imóvel (assistindo sua irmã desferir uma série de socos e bicas no marido), os seguranças tentam – sem muito sucesso – segurar Solange.

Os três deixaram o evento em frente às câmeras como se nada tivesse acontecido e nenhum dos três se pronunciou sobre o ocorrido. Com isso, uma série de suposições sobre o motivo da briga veio à tona; sendo a mais forte delas que Solange teria se revoltado após ver Jay conversando com a mulher com quem teria traído Beyoncé.

Enquanto, na época, o casal ainda se esforçava para acabar com qualquer boato de traição; hoje em dia já é bastante claro que a suposição tem tudo para ser verdade. Seja como for, Jay-Z continua sendo um dos maiores e mais poderosos nomes da indústria mundial da música; e sua força fica ainda maior quando se leva em conta o fato de ser casado com a sua equivalente feminina.

Imagens: reprodução Facebook Jay-Z

In this article

Join the Conversation