[sam_zone id=1]

Justin Timberlake – De talento mirim à super estrela do pop internacional

617 0

Justin Timberlake iniciou a carreira ainda na infância e segue em alta na indústria do showbiz por seu talento e versatilidade

Quem gosta de música, mesmo não gostando do cantor, sem dúvida alguma já escutou falar muito sobre Justin Timberlake. Sob os holofotes da fama desde a infância, o talentoso astro mirim da televisão cresceu e alcançou patamares inimagináveis no mundo do entretenimento.

Justin Timberlake

Versátil, Justin Timberlake não só fez um sucesso absurdo no mundo da música mas, também, no universo do cinema. E, além disso, fugiu completamente do estereótipo do “cantor bom, ator péssimo”, entregando atuações bem convincentes em todos os filmes dos quais participou.

Escândalos dentro e fora da vida pessoal, affairs, namoros, casamento, filmes, música, lamentos em letras musicais e mamilos polêmicos: tudo isso faz parte da história de Justin; que você confere a seguir.

Justin Timberlake

Quem é Justin Timberlake?

Justin Randall Timberlake nasceu em 31 de janeiro de 1981 na cidade Memphis, no estado estadunidense do Tennessee. Filho único por um bom período de tempo (ele teve dois meio-irmãos do segundo casamento do pai, além de uma meia irmã que faleceu logo após o nascimento), ele teve todo o incentivo de que precisava durante a infância.

Criado dentro de uma família bastante musical, ele já cantava músicas country e gospel em reuniões íntimas desde sempre. Mas foi aos 11 anos de idade que o seu primeiro contato com o mundo do entretenimento aconteceu, quando participou do programa Star Search.

Justin Timberlake

Apresentando-se como Justin Randall, em 1992, ele cantou músicas country no programa de calouros; e isso aumentou ainda mais o seu interesse pela música. Na época, nomes gigantes do mundo do rhythm and blues passaram a fazer parte da sua playlist, incluindo Al Green; Marvin Gaye; e Stevie Wonder.

O início da carreira

Aos 12 anos, Justin for escalado como parte do elenco do All New Mickey Mouse Club, onde conheceu pessoas que seguiram fazendo parte da sua vida por muito tempo – assim como das do mundo inteiro.

Justin Timberlake e o elenco de All New Mickey Mouse Club

Isso porque o elenco do programa reuniu alguns dos maiores e mais conhecidos nomes do mundo do cinema e da música nos dias de hoje, incluindo Ryan Gosling, Britney Spears, Keri Russell, Christina Aguilera e JC Chasez.

Diante do talento dos meninos da atração, o produtor Lou Pearlman recrutou Timberlake e JC Chasez para um grupo de meninos cantores que, mais tarde, se transformaria na banda que lhes deu uma carreira internacional.

Justin Timberlake e o 'NSync

‘NSYNC

Com Timberlake e Chasez nos vocais principais, o ‘N Sync se formava oficialmente em 1995, incluindo ainda Lance Bass, Joey Fatone e Chris Kirkpatrick. Já em 1996, davam início a uma carreira na Europa.

Nascido na era de ouro das boybands, o grupo logo alcançou fama, sucesso e o poder de levar adolescentes à histeria ; sendo um dos mais conhecidos e populares no ano de 1998.

O primeiro álbum do grupo, batizado com o nome da banda, vendeu mais de 11 milhões de cópias e o hit Tearin’ Up My Heart ficou conhecido em todo o mundo. Com o lançamento do segundo álbum, em 2000, foram outras 2.4 milhões de cópias vendidas em apenas uma semana.

Entre o segundo e o terceiro álbum do grupo, foram muitos e muitos hits, incluindo músicas como Bye, Bye, Bye, It’s Gonna Be Me, Girlfriend, Gone e Pop, entre outras.

Em poucos anos, além da fama mundial, o grupo lançou três álbuns de estúdio:

  • *NSYNC (1997)
  • No Strings Attached (2000)
  • Celebrity (2001)

Ao fim de alguns anos de trabalho e sucesso intensos, em 2002, o grupo anunciou uma pausa, afirmando que uma carreira solo de Justin “não teria porque não coexistir com o grupo”.

Justin Timberlake e o 'NSync

No entanto, o sucesso que viria com o lançamento do primeiro álbum de Timberlake seria determinante para que a banda nunca mais se reunisse. E não por uma desavença ou nada do tipo; mas porque o nível de sucesso do cantor sozinho conseguiu, de certa forma, superar o do grupo inteiro.

Justified

A carreira solo de Justin Timberlake teve o seu pontapé com Justified, lançado oficialmente em novembro de 2002.

Anteriormente, em agosto daquele mesmo ano, Justin já havia lançado o primeiro single do álbum, Like I Love You, com uma apresentação durante o MTV Video Music Awards.

Foi o gostinho necessário para que os fãs se animassem, e o lançamento do álbum que trazia a faixa Cry Me A River despertou ainda mais o interesse do público.

Isso porque a música claramente fala sobre o conturbado fim da relação de anos de Justin com sua antiga companheira de Clube do Mickey: Britney Spears.

Basicamente confirmando a traição da cantora, a faixa teve, ainda, um videoclipe que escalou uma atriz sósia de Spears para as suas cenas finais; alimentando ainda mais a imaginação do público e o mundo das fofocas com a letra cheia de mágoa e ressentimento.

Señorita, em parceria com Pharrell Williams, e Rock Your Body foram outras faixas que também tiveram sucesso absoluto no primeiro trabalho solo de Justin. Assim, em 2013 ele deu início à sua primeira turnê solo; ao lado de outra ex-companheira de Clube do Mickey.

Justin Timberlake e Christina Aguilera percorreram juntos os Estados Unidos e, enquanto Justin apresentava as faixas de Justified, Aguilera performava as músicas do seu álbum Stripped.

Justin Timberlake e Christina Aguilera

Super Bowl

Quando tudo saía às mil maravilhas para Justin, apresentou-se a oportunidade com que a maioria dos artistas da música apenas sonham; mas que por pouco não provoca danos permanentes à sua carreira.

A primeira participação de Justin Timberlake no Super Bowl se deu em 2004, durante o Halftime Show do Super Bowl XXXVIII. Justin Timberlake e Janet Jackson subiram ao palco em total sintonia para performar, juntos, a faixa de JT Rock Your Body.

Em meio aos show que tem a maior audiência absoluta do ano nos EUA, aconteceu o escândalo que até hoje é conhecido como Nipplegate; numa brincadeira que mistura a palavra nipple (mamilo) com o famoso escândalo de Watergate.

Ao cantar que “bet I’ll have you naked by the end of this song” (numa tradução livre: “aposto que te terei nua até o fim dessa música“), Justin puxou a parte do topo que cobria o seio de Janet e: MAMILO POLÊMICO Ã VISTA!

Justin Timberlake e Janet Jackson durante o Nipplegate

Repercussão do Nipplegate

O público norte-americano ficou horrorizado com a cena (porque, obviamente, não são brasileiros que assistiam a abertura da novela Tieta por aqui, nos anos 80), e Janet foi criticada por todos os lados possíveis pelo furo.

O fato de haver uma espécie de piercing de sol ao redor do mamilo de Janet não ajudou em nada, e até hoje ninguém sabe muito bem o que aconteceu ali.

De acordo com a produção da MTV – que realizou o evento e foi cordialmente convidada a nunca mais fazê-lo novamente – a ideia era que um sutiã vermelho ficasse exposto quando o cantor puxasse a roupa.

Justin Timberlake no Superbowl 2018

Por um suposto problema na roupa, o peito inteiro acabou de fora, e até os dias de hoje, tanto Justin como Janet juram de pés juntos que nada foi planejado.

O fato é que o episódio se tornou um dos mais conhecidos, copiados, citados e ridicularizados daquele e de muitos anos; assim como da história do Super Bowl.

Mas isso não impediu que, 14 anos depois, Justin voltasse a pisar no palco do show do evento anual mais assistido nos Estados Unidos; e o Super Bowl Halftime Show de 2018 teve Timberlake como estrela única.

Discografia de Justin Timberlake

Depois do estrondoso sucesso do primeiro álbum solo e do caso Nipplegate, Justin lançou FutureSex/LoveSound em 2006. O single Sexy Back foi um sucesso imediato, e o que foi lançado a seguir seguiu esse mesmo fluxo.

Justin Timberlake Sexy Back

As batidas dançantes, animadas e cheias de segundas intenções do disco agradaram o público e faixas como Love Stoned/I Think That She Knows, Summer Love e My Love se tornaram grandes hits.

Aproveitando o apelo sexy e a pegada sensual de seu novo disco, Justin chegou a se apresentar no Victoria’s Secret Fashion Show de 2006; imortalizando a cena em que acompanha a nossa querida Gisele Bündchen pela passarela.

The 20/20 Experience – disco dividido em dois álbuns – veio somente em 2012, mostrando um lado mais maduro e ainda mais versátil de JT (como é conhecido) na música.

O primeiro single, Suit & Tie, da parceria entre Justin Timberlake e Jay Z, foi um hit instantâneo; assim como Mirrors, TKO e Pusher Love.

Man of The Woods, o trabalho solo mais recente do cantor, veio em 2018. A pegada mais puxada para o country fez com que o disco, ao contrário de seus outros álbuns de estúdio, não decolasse; e até hoje é difícil citar uma única faixa por ter feito sucesso.

Assim, a discografia completa do cantor, atualmente, inclui:

  • Justified (2002)
  • Future Sex / Love Sounds (2006)
  • The 20/20 Experience (2013)
  • The 20/20 Experience – 2 of 2 (2013)
  • Man of The Woods (2018)

Carreira no cinema

Ao contrário de muitos outros cantores que fazem algumas nada memoráveis pontas em filmes e seguem com suas carreiras musicais, Justin tomou gosto pela coisa e já acumula mais de 20 longas no seu currículo cinematográfico, entre atuações e dublagens.

Justin Timberlake em Alpha Dog

Além de aparecer nos filmes, a atuação Timberlake também é muito conhecida por suas participações no clássico Saturday Night Live.

Queridinho do elenco e do público, Justin é um dos que fazem parte do seleto clube de atores que apresentaram o programa mais de 5 vezes.

Justin Timberlake no SNL

Além disso, ele ainda fez uma série de participações em episódios em que não era o host; sem contar as inúmeras vezes em que se apresentou musicalmente no programa.

Entre as mais engraçadas de suas participações, sem dúvidas, estão a que ele é um dos dançarinos de Beyoncé e todas as parcerias com o grupo The Lonely Island.

Entre os principais e mais conhecidos filmes com Justin Timberlake podemos citar, por exemplo:

  • Edison (2005)
  • Alpha Dog (2006)
  • Shrek Terceiro (2007)
  • O Guru do Amor (2008)
  • A Rede Social (2010)
  • Professora Sem Classe (2011)

Justin Timberlake em Professora Sem Classe

  • Amizade Colorida (2011)
  • O Preço do Amanhã (2011)
  • Curvas da Vida (2012)
  • Inside Llewyn Davis – Balada de Um Homem Comum (2013)
  • Trolls (2016)
  • Roda Gigante (2017)

Namoradas de Justin Timberlake

Não são apenas a carreira, os trabalhos musicais e cinematográficos de Justin que estão sob os holofotes desde a sua adolescência mas, também, a sua vida amorosa.

Cada romance – ou possibilidade de romance – que passou pelo astro aos longo de seus muitos anos de carreira foi massivamente coberto e comentado.

Justin Timberlake e Mila Kunis

Além das namoradas mais conhecidas do público, Justin também teve affairs mais rápidos e passageiros (entre casos confirmados e boatos) com famosas como Alyssa Milano; Scarlett Johansson; Tatyana Ali; Mila Kunis, com quem contracenou em Amizade Colorida; a cantora Fergie; e até a ex-Spice Girl Emma Bunton.

Justin Timberlake e Britney Spears

Justamente por isso, quase não seria necessário, aqui, recapitular o namoro entre Justin Timberlake e Britney Spears, que durou cerca de quatro anos.

Dona de uma carreira igualmente arrebatadora na época, Britney formava com Justin o casal mais icônico do pop dos anos 90.

Justin Timberlake e Britney Spears vestindo total jeans

Mas não mais icônico que o look total jeans que o casal usou para participar do MTV Video Music Awards de 2001; que até hoje ronda a nossa lembrança (e os nossos pesadelos!).

Seja como for, o romance entre o casal terminou em 2002 de maneira abrupta e chocante para os fãs.

Justin Timberlake e Britney Spears

Mas rendeu frutos e, além de muitas fofocas que falavam sobre uma suposta traição de Spears, também foi criada a música Cry Me A River como resultado do fim da relação.

Presente no primeiro álbum solo de Justin, a música foi escrita por ele apenas duas horas depois do pé na bunda que levou de Britney.

Justin Timberlake e Cameron Diaz

A primeira namorada famosa oficial de Justin após Britney foi a atriz Cameron Diaz, com quem o cantor ficou mais de três anos.

Justin Timberlake e Cameron Diaz

O romance começou pouco depois de os dois se conhecerem durante a premiação infantil Nickelodeon Kids Choice Awards, e terminou em 2006, em meio a uma série de rumores.

Enquanto alguns diziam que Scarlett Johansson teria sido o pivô da separação – depois de participar de um videoclipe do cantor -, ambos afirmam que o término foi mútuo.

Rumores de barracos em premiações em que se encontraram após o término também surgiram, na época.

Justin Timberlake e Cameron Diaz

Ao longo do relacionamento, os dois trabalharam juntos como dubladores em um filme da saga Shrek, no qual Diaz dá voz à princesa Fiona. Mas depois do fim da relação os dois puderam ser vistos juntos atuando em outro filme, Professora Sem Classe, no qual Justin interpreta um interesse romântico de Cameron.

Justin Timberlake e Jessica Biel

Foi em 2007 que Justin conheceu a sua futura esposa, Jessica Biel. Depois de algum tempo de namoro e mais algum tempo separados, o casal reatou e noivou em 2011; subindo ao altar no ano de 2012.

Justin Timberlake e Jessica Biel

Alguns anos depois o casal trouxe ao mundo o seu primeiro filho, Silas Timberlake. O filho de Justin Timberlake tem, hoje, 5 anos.

Em meio à pandemia do coronavírus, boatos divulgados em diferentes sites dão conta de que o segundo filho de Justin Timberlake e Jessica Biel teria acabado de nascer – depois de uma gravidez completamente secreta – mas o casal não deu nenhuma pista de que isso é verdade.

Justin Timberlake com o filho

Conhecidos pela relação forte e duradoura, o casal teve o casamento abalado recentemente, quando paparazzis flagraram Justin num flerte inegável com a atriz Alisha Wainwright.

Colegas de elenco no ainda inédito Palmer, Justin e Alisha foram fotografados de mãos dadas em um bar de New Orleans, onde eram feitas as gravações do filme.

Justin Timberlake e Jessica Biel

Após a divulgação das imagens, Timberlake chegou a publicar um comunicado dizendo dever explicações por ser casado.

Mas, na declaração, ele negou totalmente ter havido qualquer tipo de envolvimento inapropriado com a colega, e disse que as cenas fotografadas aconteceram por ele ter bebido demais e ter se deixado levar.

Justin Timberlake e Jessica Biel

Seja como for, Justin Timberlake segue casado e aparentemente feliz com Biel, e desde a época do acontecido nenhum dos dois se pronunciou novamente sobre o ocorrido.

Imagens: reprodução

In this article

Join the Conversation