[sam_zone id=1]

Naomi Campbell – O maior ícone da beleza negra nas passarelas mundiais

763 0

Naomi Campbell surgiu para a fama como parte integrante do time que deu sentido à palavra supermodel e segue no topo da carreira até os dias de hoje

Conhecida como um dos maiores ícones do mundo da moda e como símbolo da beleza negra internacional, Naomi Campbell construiu uma carreira sólida e bem sucedida. Marcada por polêmicas, barracos, sucessos e a caminhada mais conhecida e icônica das passarelas mundiais, ela é do tipo de topo que não precisa de um sobrenome para se apresentar.

Naomi Campbell

Prestes a completar 50 anos de idade, Naomi Campbell segue firmemente atuante no mundo fashion; enquanto boa parte das modelos que ganharam fama ao seu lado, na década de 1980, já se aposentou há tempos. 

Estampada em capas e ensaios de revistas ou em programas de televisão, Naomi não para. Nem mesmo em meio à pandemia do coronavírus – que reforçou ainda mais o seu lado germofóbico, um velho conhecido de quem acompanha as suas redes sociais. 

Naomi Campbell no MET Gala

Carreira de Naomi Campbell

Naomi Elena Campbell nasceu em 22 de maio de 1070 em Londres, no Reino Unido. Descoberta por John Casablancas (fundador da Elite Models e responsável por lançar grandes nomes da moda, incluindo a modelo Gisele Bündchen) aos 15 anos, ela demorou pouco tempo até ganhar destaque nas passarelas. 

No ano seguinte, depois de aparecer na capa da versão britânica da revista Elle, Campbell se mudou para Paris com o objetivo de desenvolver sua carreira. E foi o que aconteceu. Cerca de dois anos depois, ela já colecionava capas importantes e respeitadas na indústria.

Naomi Campbell em capa da Vogue

Depois de ser a primeira modelo negra a figurar na capa da Vogue francesa e da revista Time, Naomi se mudou para os Estados Unidos. Como já era de se esperar, logo depois ela já estava na capa da Vogue norte-americana; acumulando contratos para campanhas, desfiles e ensaios.

Supermodels

Foi entre o fim dos anos 80 e o início dos anos 90 que o termo supermodel começou a se popularizar, e Naomi é parte importante disso. 

Naomi Campbell e supermodels na capa icônica da Vogue

Ao lado das tops Cindy Crawford, Claudia Schiffer, Linda Evangelista, Christy Turlington e Tatjana Patitz, ela estampou a capa da icônica edição da Vogue que carimbou as supermodelos daquela geração. 

Foi parte desse time, inclusive, que protagonizou um dos clipes mais memoráveis dos anos 90, da música Freedom ‘90, de George Michael. 

Este, no entanto, não foi o único clipe em que Naomi foi protagonista e fez um enorme sucesso, já que o icônico In The Closet, de Michael Jackson, também tem a top como destaque.

Como se essas aparições já não bastassem, Naomi seguiu caindo nas graças de diferentes estilistas de grifes de sucesso e da alta costura. Entre as marcas que tinham a top em seus castings com frequência podemos citar, por exemplo:

  • John Galliano
  • Thierry Mugler
  • Valentino
  • Gaetano Navarra
  • Chanel

Naomi e Versace

A relação entre Naomi Campbell e Gianni Versace foi marcante, tanto profissionalmente como no que diz respeito à amizade entre eles. 

Naomi Campbell e Gianni Versace

Figurinha carimbada nos desfiles do estilista – que teve seu auge no início dos anos 90, assim como a top – Naomi foi uma das personalidades mais visivelmente abaladas com o assassinato do estilista, em 1997.

Em uma das participações mais marcantes de Naomi em desfiles da Versace, ela desfilou acompanhada das suas colegas supermodels do clipe Freedom ‘90 na passarela. 

Ao som da trilha que já era um dos maiores hits da década, Naomi, Cindy, Linda e Christy fecharam com chave de ouro o fall 1991 do estilista.

Reunião de supermodels

Durante o desfile da Versace na Milan Fashion Week, em setembro de 2017, foi realizado um icônico reencontro do mundo da moda. 

Naomi Campbell em reunião de supermodels do desfile Versace de 2017

No fim da apresentação do spring/summer 2018 da marca, Donatella Versace prestou uma linda homenagem ao irmão Gianni, morto 20 anos antes.

Ela dividiu a passarela com Naomi, Claudia Schiffer, Cindy Crawford, Carla Bruni e Helena Christensen – as modelos queridinhas do fundador da marca -; e desfilou abraçada com elas enquanto, como trilha, se escutava o hit Freedom ‘90

Naomi na televisão

Assim como muitas modelos, Naomi também faz uso da sua grande capacidade para se expressar para trabalhar na televisão. 

Além de pequenas pontas em séries de sucesso como, por exemplo, The Fresh Prince of Bel-Air e Empire; a top também já apareceu em filmes como Para Wong Foo, Obrigada Por Tudo! e, mais recentemente, Sexy por Acidente

Ao longo da última década, porém, a maioria de suas aparições na televisão é como apresentadora ou jurada. Isso porque os realitys de moda perceberam o quanto poderiam tirar proveito da personalidade espontânea a explosiva e Naomi para animar os programas.

Naomi Campbell em elenco do reality Making The Cut

Entre 2013 e 2014 foi o elenco de The Face que contou com Campbell no elenco, junto com Coco Rocha e Karolina Kurkova. Agora, o recém-estreado Making The Cutapresentado por Heidi Klum e Tim Gunn – tem a top com jurada, além de Carine Roitfeld e Joseph Altuzarra, entre outros. 

Barracos de Naomi Campbell

Os barracos são, sem dúvidas, um dos capítulos mais interessantes na história de Naomi. Embora a top frequentemente apareça sorridente e simpática em diferentes programas, passarelas e entrevistas, ela também é flagrada no auge do estresse com alguma frequência.

E função disso, Naomi já perdeu contratos, foi presa, teve que cumprir trabalhos comunitários e pagar uma série de indenizações. 

Naomi Campbell e Nelson Mandela

Também por um de seus escândalos, ela foi impedida de assistir ao show que celebrou os 90 anos de seu amigo (além de ícone ativista contra o apartheid, ex-presidente da África do Sul e vencedor do Prêmio Nobel da Paz) Nelson Mandela, em 2008; visto que foi presa logo antes do evento.

Cronologia de polêmicas

Entre os maiores e mais memoráveis barracos de Naomi (que conhecem diferentes países), destacam-se:

  • 2005

    Foi acusada de agredir a até então melhor amiga, Yvonee Scio, por estar usando um vestido igual ao seu, em Roma.

  • 2006

    Foi detida por agredir a profissional que lhe auxiliava no tratamento contra dependência química, em Londres.

    Naomi Campbell

  • 2007

    Foi condenada a arcar com as despesas médicas da ex-empregada, Ana Scolavino, prestar serviços comunitários por cinco dias e frequentar sessões de terapia para o controle de raiva depois de, em 2006, atirar um celular na cabeça de Ana e abrir um corte em sua cabeça, em Nova Iorque.

  • 2008

    Foi presa no Terminal 5 aeroporto internacional de Heathrow, em Londres, depois de se irritar pelo extravio de suas malas e chutar e cuspir em dois policiais. Segundo os relatos, ela chegou a ser algemada, na ocasião, e só foi liberada no dia seguinte, depois de pagar fiança. Mas não sem ainda ter que pagar indenização aos dois policiais e fazer 200 horas de trabalho comunitário pelo incidente. Foi por este barraco que acabou perdendo a comemoração do aniversário de Mandela. 

  • 2010

    Fugiu da polícia depois de agredir um chofer que supostamente ajudava seu namorado da época – Vladislav Doronin – a acobertar suas traições, em Nova Iorque.

    Naomi Campbell correndo atrás de paparazzo em Trancoso

  • 2015

    Foi condenada a seis meses de prisão por agredir, na ilha de Lipari (Itália), um paparazzo que tentava fotografá-la com Doronin. De acordo com os relatos, ela teria batido com a bolsa, xingado e arranhado o fotógrafo que, depois de ir para o hospital cuidar dos ferimentos, não prestou queixa contra a modelo. Ainda assim, ela foi condenada por uma questão de interesse público.

Vale citar que em 2015 a top chegou a correr atrás de um paparazzo que tentava fotografá-la no Brasil, em uma praia de Trancoso, na Bahia. 

Naomi Campbell e Vladislav Doronin

Namorados de Naomi Campbell

Embora nunca tenha se casado, Naomi coleciona uma lista longa de ex-namorados, incluindo brasileiros como o ator Sérgio Marone e o empresário Marcus Elias.

Entre os nomes famosos da lista de relacionamentos de Naomi Campbell podemos citar Sean John Combs (o Puff Daddy); Flavio Briatore; Robert De Niro; Vladislav Doronin; Usher; Mike Tyson; e Hassan Jameel.

Imagens: reprodução

In this article

Join the Conversation